Cidadeverde.com

Wellington anuncia pacote de medidas para diminuir mortes no trânsito no Piauí

Imprimir

Durante o lançamento da campanha do Ministério Público pela paz no trânsito e respeito à vida, o governador Wellington Dias (PT) anunciou nesta sexta-feira (20) que irá lançar medidas para tentar reduzir o número de mortes no trânsito no Piauí.

Wellington Dias prevê a tomada de pelos menos duas medidas. A primeira delas diz respeito à educação no trânsito. O governador propôs ao Conselho de Educação que Educação no Trânsito vire uma disciplina, inclusive nos cursos técnicos. O petista afirmou que também tentará fazer um acordo para facilitar a regularização de veículos, principalmente no interior do estado.

"Solicitei ao Conselho de Educação que a disciplina de Educação no Trânsito seja levada inclusive para os cursos técnicos e voltado para a vida real, e não só ensinar a conhecer as placas. Também estamos vendo uma forma de regularizar os veículos porque é muito fácil para quem ganha um salário mínimo comprar uma moto. Mas, por ser um veículo perigoso, o seguro é alto. Essas pessoas não têm como pagar. Por isso, vamos tentar fazer um acordo com a rede bancária para fazer o financiamento desses seguros e solicitar autorização da Assembleia para que possamos oferecer essa facilidade aos motoristas", destacou o governador petista.

Segundo dados apresentados pelo Detran, ocorre entre 1.200 e 1.400 mortes no trânsito por ano no Piauí, sendo o segundo estado mais violento do Nordeste.

Esta é a reedição de uma campanha feita pelo Ministério Público em 2011, que na época era coordenada pela promotora Marlúcia Evaristo. Em 2015, o coordenador será o promotor Luis Francisco Ribeiro, que homenageou sua antecessora durante a solenidade desta sexta-feira.

De acordo com o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) existem no Piauí 950.858 veículos, entre carros e motos e apenas 437.717 pessoas habilitadas.

 

Flash de Caroline Oliveira
Redação de Flávio Meireles
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais