Cidadeverde.com

Wellington culpa adversários por falta de saneamento básico no Piauí

Imprimir

O candidato ao governo do estado pela coligação “A Vitória com a força do Povo”, Wellington Dias (PT), comentou o resultado da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada nesta quinta-feira, 18, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em relação à expansão da rede coleta de esgoto e o abastecimento de água tratada no Brasil.
 
Segundo o levantamento, o Piauí possui hoje 1,8% de cobertura de esgoto enquanto a média nacional é de 59%. Os municípios do Nordeste que se destacaram foram Paraíba e Bahia, que já ultrapassaram os 51% da cobertura.
 
Para Wellington Dias, o resultado da pesquisa é vergonhoso para o Piauí. Ele apontou como agravante o fato do atual governo não ter feito funcionar o sistema de tratamento de esgoto deixado em andamento por ele na capital e em alguns municípios do interior localizados as margens do rio Parnaíba.
 
“O Piauí na verdade tem esse número vergonhoso porque não foi ligado o sistema que eu deixei em andamento em Teresina e nas demais cidades as margens do rio. Por exemplo, Parnaíba que é uma cidade populosa já está próxima de 85% com rede de esgoto. Lá não tinha um metro de esgoto até pouco tempo. Agora, é preciso interligar ao sistema, faze-lo funcionar e é isso que vamos fazer” disse.
 
O candidato afirmou que para solucionar o problema é necessária, não só instalação de uma fossa em todas as residências, mas a realização de um saneamento individual. Dias declarou que, caso seja eleito, tem entre suas prioridades disponibilizar a unidade de tratamento por família para todo o estado.
 
“Você não pode fazer um sistema de esgoto para uma casa isolada, tem que se fazer para todas e ter um tratamento, que não pode se restringir só a uma fossa. Deve-se fazer um saneamento individual capaz de dar conta desse atendimento. Então vamos tratar comunidades menores para que todas elas tenham uma unidade de saneamento individualizado por família e ao mesmo tempo, nas cidades maiores, com prioridade neste instante, um sistema que seja capaz de se sustentar e fazer chegar a todo o estado” pontuou. 

Emanuela Pinto (especial para o Cidadeverde.com)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais