Cidadeverde.com

Wellington Dias que integrar transporte hidroviário a ônibus e metrô em Teresina

Imprimir

Atualizada às 13h37 - horário local


Gilberto Kassab e Wellington Dias (Foto: Wilson Filho/Cidadeverde.com)

O governador Wellington Dias (PT) apresentou ao ministro Gilberto Kassab (PSD) um projeto para integrar os transportes hidroviários aos sistemas de transporte público já existentes em Teresina. A obra foi discutida na manhã desta sexta-feira (30) no Palácio de Karnak.

Batizado de Hidrovia Poty Parnaíba, o projeto prevê a integração dos transportes hidroviários com ônibus e metrô. Além desse, outras obras para Teresina e cidades do interior foram colocadas em pauta na reunião que contou com a participação de Gilberto Kassab e outros membros do secretariado de Wellington Dias.

Gilberto Kassab está em Teresina para fazer pactuações sobre obras de abastecimento de água, saneamento básico e habitação.

Antes da reunião, durante uma solenidade com o prefeito de Parnaíba, Florentino Veras (PT), e representantes de um programa de inserção de jovens no mercado de trabalho, Wellington Dias, também falou sobre a retomada das obras paralisadas desde o segundo semestre do ano passado.

Segundo o governador petista, a decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE) de não considerar o aporte previdenciário como despesa com pessoal permitirá ao Piauí voltar a receber recursos do Governo Federal e retomar obras importantes já na próxima semana.

Reunião

Durante a reunião o governador falou da necessidade que o Estado tem de obras e agradeceu a visita do ministro. Kassab disse que irá estipular metas de curto, médio e longo prazo. Ele disse que o Piauí tem muitos desafios, assim como outros Estados da federação. 

Depois os secretários e gestores piauienses apresentaram ao ministro os projetos que estão sendo realizados atualmente. 

O governador, em seu discurso, comemorou a saída do Piauí da inadimplência e a decisão do TCE, que soluciona os problemas relacionados à Lei de Responsabilidade Fiscal. "Na próxima semana quero ter o privilégio de retomar as obras que estão paralisadas. Somente com o Ministério das Cidades, que somam mais de R$ 1,7 bilhão em investimentos no Estado. A prioridade é a obra de saneamento que está parada. Também comemoramos a possibilidade de novos convênios, novas parcerias. Confiamos no governo de Dilma", declarou Wellington Dias.

O ministro das Cidades explicou que sua vinda ao Piauí representa a atenção que a presidente Dilma Rousseff (PT) tem ao Estado. O objetivo principal, segundo ele, é conhecer os projetos, ver onde há gargalos e procurar soluções. "Nós analisamos os dados relacionados às áreas de mobilidade, saneamento e habitação. A função do Ministério das Cidades é atuar junto aos Estados e municípios. Vimos que aqui no Piauí ainda há muitos projetos que não foram concluídos e vamos procurar concluí-los o mais rapidamente possível. Minha presença expressa a prioridade que o Piauí está tendo junto ao governo federal", destacou.

Kassab evitou falar sobre política e ao ser questionado sobre a presidência de seu partido e a fundação de uma nova legenda, ele limitou-se a dizer apenas que não está presidindo duas siglas. Ele afirmou que o presidente do PSD é Guilherme Campos. 

 

Flash de Carlos Lustosa Filho
Redação de Flávio Meireles e Jordana Cury
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais