Cidadeverde.com

Wellington e Firmino Filho se reúnem para tratar sobre obras em Teresina

Imprimir
  • IMG-20150326-WA0012.jpg Thiago Amaral
  • IMG-20150326-WA0011.jpg Thiago Amaral
  • IMG-20150326-WA0013.jpg Thiago Amaral
  • IMG-20150326-WA0016.jpg Thiago Amaral
  • IMG-20150326-WA0015.jpg Thiago Amaral
  • IMG-20150326-WA0014.jpg Thiago Amaral
  • IMG-20150326-WA0018.jpg Thiago Amaral
  • IMG-20150326-WA0017.jpg Thiago Amaral
  • IMG-20150326-WA0031.jpg Thiago Amaral
  • IMG-20150326-WA0030.jpg Thiago Amaral
  • IMG-20150326-WA0032.jpg Thiago Amaral

A redução dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios e do Estado (FPM) e (FPE) está fazendo com que Prefeitura e Governo ajustem suas ações e projetos para dar andamento a obras que estão paradas. Pelo menos foi o que indicaram o prefeito de Teresina, Firmino Filho e o governador Wellington Dias, em reunião que aconteceu nesta quinta-feira(26) no Palácio da Cidade. 

Sobre uma possível aproximação entre PT e PSDB como aliança política, o governador desconversou e disse apenas que a aproximação entre Firmino e Wellington vem acontecendo desde a infância. 

“Essa aproximação vem desde quando éramos meninos”, afirmou sorrindo o governador. 

A reunião tratou de parcerias que podem acontecer entre os executivos municipal e estadual em busca de operações de crédito para solucionar o problema de obras paralisadas ou em andamento, principalmente, de mobilidade urbana, como obras do PAC que envolve, por exemplo, a ampliação do metrô de Teresina, pontes, viadutos e algumas que dependem de recursos do governo federal. 

Dentre as obras estão: a ponte do meio na avenida Frei Serafim, viadutos na entrada da avenida João XXIII e no balão do São Cristóvão, o rodoanel e além disso, a adutora no Bairro Santa Maria da Codipi (zona norte), que ele acredita que será inaugurada nos próximos dias.  

“A obra de retirada do passeio da Frei Serafim, tal qual o projeto arquitetônico define com a retirada das árvores, ainda estamos analisando com os engenheiros e arquitetos da prefeitura uma forma que respeite o equilíbrio ambiental e que possa ser adequada tanto para o pedestre, quanto para a passagem dos veículos”, explicou Firmino Filho. 

Wellington Dias disse ainda que prefeitura e o governo estão tratando de soluções dos problemas advindos do período chuvoso. Em relação as obras mais simples, mas que a população cobra muito também, como as de calçamento, o prefeito Firmino Filho falou que também está buscando parcerias com o governo para que sejam realizadas. 

Firmino também comentou que as obras das pontes JK e a segunda etapa da Wall Ferraz, assim como viadutos e o prolongamento da Avenida Marechal Castelo Branco estão inseridas no PAC Mobilidade e dependendo de liberação de recursos. "Novas obras continuam a ser pensadas", complementou.

Ficou indefinido, e sem resposta satisfatória do prefeito, o questionamento sobre como se dará conclusão da ponte do meio da Avenida Frei Serafim, que está em um impasse sobre a retirada das árvores e do fim do canteiro central da Avenida. "Temos que ver com os engenheiros e arquitetos a melhor forma para danificarmos ao mínimo a vegetação da área, tentando adequar o projeto inicial a um maior equilíbrio ambiental, uma saída que minimize o problema", disse, não apontando solução para a questão.  

Rodoanel
Em relação à obra do Rodoanel, Wellington Dias falou que, referente a parte do licenciamento, a Justiça Federal retirou a liminar que impedia a continuação da obra. “Está faltando agora, apenas um entendimento entre o Incra e as comunidades da região e eu acredito que ela deve ser retomada até o final de abril”, afirmou.

Duplicação das BRs
O governador comentou sobre a reunião que teve ontem (25) com a presidente Dilma Rousseff, dizendo que conversou com o ministro de Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, e ficou sabendo que a duplicação da BR-343 e da BR-316 foi incluída no PAC. “Agora, nós já podemos celebrar uma parceria com o DNIT para que também em abril possamos realizar novos convênios para que a obra saia”.

Lyza Freitas (Especial para Cidadeverde.com)
Redação Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais