Cidadeverde.com

Ziza confirma recuperação de 70% do volume da Lagoa do Portinho

Imprimir

Fotos: Wilson Filho / Cidadeverde.com

O secretário de Meio Ambiente do Piauí, Ziza Carvalho, disse que, com as últimas chuvas, 70% do volume da Lagoa do Portinho foi preenchido. O gestor se mostrou confiante de que a lagoa, que estava sob risco de desaparecer, vai se recuperar e voltar a crescer.

"Esse problema da seca afetou várias lagoas do Estado nos últimos 5 anos. O índice pluviométrico está de 600 milímetros, quando o normal seria de 1.300 mm. Mas a Lagoa do Portinho está se recuperando e já preencheu 70% dos 11 milhões de metros cúbicos de sua capacidade e as chuvas nos fazem acreditar que ela vai voltar a crescer", completou o secretário.

Ziza reforçou que foram enviadas equipes de especialistas da Semar para investigar supostos desvios de água da Lagoa do Portinho, mas foi constatado que os problemas existentes não são suficientes para causar a seca na lagoa. "Verificamos duas passagens molhadas, pequenas barragens, para localidades privadas, mas isso não seria suficiente para fazer a lagoa secar. O fator determinante foi realmente o climático e vários órgãos de controle estão se deslocando para lá para comprovar que aquilo não era a causa", explicou.

O secretário acrescentou que além da necessidade de chuvas na região, é preciso também implantar políticas públicas no local e evitar o crescimento desordenado da cidade de Parnaíba, assim como verificar de perto as atividades econômicas desenvolvidas, para que elas não interfiram na Lagoa.

Jordana Cury
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais