Cidadeverde.com

Lembranças e revelações do 11/9: Série investiga o ataque ao World Trade Center

Foto: Divulgação

O 11 de setembro de 2001 marcou uma das maiores tragédias da história moderna: os atentados ao World Trade Center.

Voltar a essa história, além de honrar a memória das vítimas desse brutal ato terrorista, mostra que essa é uma história que ainda estamos a desvendar.

“Ponto de Virada: 11/9 E A Guerra Contra O Terror”, destaque na Netflix, é uma série documental em 5 episódios que apresenta relatos de sobreviventes e declarações do alto comando oficial de diversos setores que trabalhavam diretamente com o governo Bush.

Autoridades políticas e militares, funcionários do tráfego aéreo e civis que trabalhavam no World Trade Center dão o tom de severidade muito comum a fatos relacionados às grandes tragédias. Testemunhos reveladores.

O 11 de setembro mudou o mundo e o que vemos em ‘Ponto de Virada’ é uma análise aguda dos dias e meses que sucederam ao ataque.

Os episódios ajudam a entender pontos históricos que levaram ao 11 de setembro, a região onde se localiza o Afeganistão, a ajuda (dinheiro e armamentos) dos EUA aos soldados afegãos durante a guerra fria, oTalibã, Al-Qaeda e sua jihad e o crescimento do fundamentalismo ofuscado pela atenção dada à guerra fria.

Curioso como no Brasil, usamos o termo ‘xiita’ para designar fundamentalismo e radicalismo. Nada menos objetivo que isso, mas é outra história. Inclusive muito antes no tempo, ‘fundamentalismo’ era usado de forma auto elogiosa dentro do mundo cristão. O ambiente jornalístico e acadêmico interpretou e compartilhou esse entendimento do xiita como sinônimo de radicalismo.
  
A história sempre irá desvendar segredos. Mas como disse anteriormente, isso aguarda distanciamento. O tempo é o artigo mais importante da história.
 
Digo isso no sentido de que se pudéssemos entender ou elucidar a ‘história do tempo presente’ com mais rapidez, muitos equívocos e tragédias poderiam ser pelo menos minimizados. Mas nem mesmo a história nos deixa ter certeza disso. Os episódios da série ajudam a entender isso.

‘Ponto de Virada’ é uma crônica esclarecedora de um evento que mudou o mundo e que vai nos indignar e aterrorizar por muito tempo. É um programa com imagens fortes, mas conhecer histórias como essa, eleva nossa compreensão do mundo. (HD)