Cidadeverde.com

Mundos paralelos: 'What If...?' traz reviravoltas no Universo Marvel

Série apresenta universo Marvel modificado. Poster (Divulgação)

Até aqui são 5 episódios – o sexto estreia na quarta (15) – e foi uma ótima sacada retomar no formato de animação esse universo, talvez desconhecido até para quem acompanha os heróis da Marvel.

‘What If...?’ apresenta realidades alternativas que foram drasticamente modificadas por alguma decisão ou acontecimento que diverge do que se conhece na cronologia oficial do universo Marvel.


Em realidade especulativa, Conan e Wolverine se enfrentam. Acervo pessoal 

O congelamento do Capitão América na Segunda Guerra, a viagem espacial que transforma Reed, Sue, Johnny e Ben nos 4 Fantásticos, a cegueira do Demolidor ou a liderança dos X-Men por Xavier. Esse é o universo originalmente concebido que pode mudar radicalmente nessa concepção.

A ideia da série é originária dos quadrinhos que estreou em 1977 nos EUA. Tivemos o gostinho dela aqui também no Brasil. Por aqui chamou-se “O Que Aconteceria Se...”!

Histórias de "O Que Teria Acontecido Se..." publicadas em 1993

Como disse, a proposta de ‘What If’ sugere mudanças imaginativas no universo oficial e o resultado, sempre, é no mínimo curioso, exatamente por se tratar de outras terras e universos paralelos. Posso dizer que seguimos a imaginação deslizando veloz na prancha do Surfista Prateado.

Por falar no Prateado, o anfitrião por essas viagens pelo multiverso Marvel é o Vigia (Uatu), um personagem onipresente que testemunha tudo e sempre proibido de interferir. Ele nos conduz nesse exercício de imaginação, especulando e sugerindo possibilidades.

Os episódios da série já apresentados alteram as histórias do Capitão América, Pantera Negra, Vingadores, Doutor Estranho e de longe o melhor até aqui, mostra pra minha alegria e surpresa, o mitológico arco ‘Zumbi Marvel’. Santo George Romero! (É bordão da outra editora, mas... what if?)

Essa temporada terá nove episódios. A série está disponível no Disney+. (HD)