Cidadeverde.com

Feliz aniversário, Lennon

9 de outubro: aniversário de nascimento do beatle John. Yoko sempre na foto. Foto: International Network

Hoje vamos lembrar (ainda que seja inesquecível) de um homem considerado genial, transitório, transgressor, dialético, farrista, cínico, rebelde e criador de algumas das canções mais cantadas e festejadas do mundo: John Lennon.

Nascido em 9 de outubro de 1940, Lennon marcou o mundo junto com mais três amigos em cima do palco. Desde que desafiou Paul McCartney a tocar ‘Twenty Flight Rock’ num dia lá atrás em Liverpool e daí formarem os ‘Quarrymen’, o mundo da música testemunhou a maior revolução musical que o planeta poderia conhecer.

Fase alemã: Astrid (Sherly Lee) criou o corte de cabelo beatle e namorou o melhor amigo de Lennon, Stu (Stephen Dorff). Foto: Divulgação

Não vamos falar da porcaria que foram os primeiros discos solos de John, de ‘Imagine’, se Yoko é o ‘dragão chinês’ ou se acabou com a banda, ou até mesmo do que aconteceu com o amaldiçoado Mark Chapman depois daquele 8 de dezembro.

Pra celebrar seu nascimento, separei três momentos fora do radar, mas que antes de tudo, aprofundam consideravelmente fatos e momentos formadores do mito ‘Lennon’.

O primeiro serve para tirar dívidas e separar de forma artística e poética as personas de John e Paul.

A quem pertence realmente as músicas que vinha assinadas por ‘Lennon/McCartney’? Quem realmente compôs o quê? (Não se preocupe que não foi Theodor Adorno como disse um senhorzinho que mora na Virgínia e move ‘peças’ no Brasil)

"De quem é a música?". Lennon e McCartney, personas separadas. Foto: HD

Em textos curtos e recheado de curiosidades, 'A História Por Trás De Todas As Canções' conta a história de todas as músicas da discografia oficial dos Beatles.

Seguindo, que tal conhecer um pouco da história do homem que mudou a vida de John? Brian Epstein.

O título "O Quinto Beatle - A História de Brian Epstein" pode ser injusto na disputa de quem poderia ser considerado o tal – Epstein ou o magistral produtor George Martin – mas garanto que essa disputa é difícil de responder de forma suscinta.

"Se existiu o quinto beatle, ele foi o Brian" - Paul McCartney. Foto HD

Brian entrou no ‘Cavern Club’, enxergou a banda, mudou a postura dos garotos, conseguiu audições e gravações musicais e a partir daí mudou o mundo. John sem Brian não seria John.

Por último, mas não menos importante, conheça um marco musical que homenageia os anos iniciais dos Beatles, quando foram morar e fazer shows na Alemanha.

Uma reunião de super estrelas da música alternativa – Dave Pirner (Soul Asylum); guitar Mike Mills (R.E.M.); Dave Grohl (Nirvana/ Foo Fighters), etc – foi responsável pela trilha sonora do filme ‘Backbeat – Os Cinco Rapazes De Liverpool’, que conta a história de um dos melhores amigos de Lennon: Stu Sutcliffe.

Capa da edição nacional da trilha de 'Os Cinco Rapazes De Liverpool'. 

Eles interpretam os clássicos do rock que influenciaram diretamente a carreira dos Beatles e fazem parte da trilha do filme.

Ouça abaixo a trilha completa. 'It’s not a skiffle band... It’s a rock and roll band’, disse Lennon. (HD)