Cidadeverde.com

Festival de Cannes é uma brisa de fortes e novos ventos que sopram o melhor cinema

2022: Festival de Cannes é sempre um jorro de criatividade, polêmicas e ótimos filmes. Imagem: Divulgação

Temporada de festival em Cannes é sempre prenuncio de bons filmes e boas histórias.

Dei uma rápida pescada no que você pode anotar como os filmes mais comentados, aplaudidos e badalados dessa edição.

Holy Spider – Depois do curioso e espantoso ‘Border’, o diretor Ali Abbasi sai da Dinamarca e trata de um serial killer no Irã. Metáfora (apesar de que parece se tratar de um caso verídico) sobre machismo, fundamentalismo e hipocrisia descrito nesse filme com muitas doses de incomôdo.

Decision to Leave – O grande diretor coreano Park Chan-Wook (Old Boy) aposta em novelão com toques de suspense detetivesco. Morte suspeita de um homem leva um detetive até a viúva e aí sabe-se lá quais serão as consequências.

EO – Um burro é melhor que o homem? Jornada intensa e comovente de um burro perante os homens. Uma bela fábula.

("EO" - TRAILER INDISPONÍVEL)

R.M.N. – O título é o acrônimo para Romênia. Numa cidadezinha do país, a contratação de imigrantes gera debates e confusões trazendo discussões bem presentes na geopolítica atual. Claro que com a destreza, a ironia e o bom humor que o cinema traz. Mas um verdadeiro “show de horrores xenófobo”.

Crimes of the Future – o canadense Cronenberg sendo Cronenberg e quem o conhece sabe do que falo. Filme difícil para corações e olhos mais sensíveis e é uma variação radical de experiências estéticas. Imagina você, criar um exército de pós-humanos??!! (Com o passar do tempo, o ‘body horror’ tem perdido meu interesse, mas abro exceção para esse diretor) (HD)