Cidadeverde.com

Grupo faz campanha para construir casa para crianças queimadas de Altos

Um grupo de amigos e ex-alunos da escola Diocesano em Teresina resolveu se unir para promover uma campanha de arrecadação e construir uma nova casa para a família dos dois irmãos que sofreram queimaduras graves no município de Altos, a 37 km de Teresina. A engenheira civil Artemaria Andrade, conta que a ideia surgiu em um grupo de Whattsapp e após uma visita à família em Altos, surgiu a vontade de presenteá-los com um novo lar.

"Na verdade, em nosso grupo de amigos temos alguns engenheiros e fomos visitar a família. Vimos que a casa é muito insalubre, é uma casa de taipa e resolvemos construir uma casa para eles. Estou fazendo o projeto com outros colegas e amanhã começamos a arrecadação do dinheiro para executar a obra", explicou a engenheira.


Casa onde a família mora em Altos

A construção terá algumas características que chamam a atenção pelo cuidado. A casa terá por exemplo, um pé direito mais alto, para garantir maior ventilação aos cômodos. O quarto das crianças terá instalação de ar-condicionado, que será doado pela prefeitura municipal, para garantir a temperatura ideal para a recuperação das crianças. Outra medida importante será a instalação de uma espécie de "portinhola" que limitará o acesso das crianças a cozinha da casa, evitando assim novos acidentes.

"Essa ideia trabalhada por nós, despertou inclusive o interesse na prefeitura de que outras casas passem a ter esse dispositivo simplificado que possa evitar acidentes. A prefeitura também se comprometeu em nos ajudar com a construção de um poço que vai reforçar no abastecimento já que na região falta muita água e na conta de energia por conta da instalação do ar-condicionado", acrescentou a engenheira.

Os funcionários que trabalharão na obra serão contratados na própria counidade para diminuir a taxa de desemprego na região e segundo a engenheira, uma campanha de coleta de mantimentos e remédios já está sendo realizada no município para ajudar a família. "Tem bastante gente empenhada em ajudar. Vamos disponibilizar a campanha no Facebook, Whattsapp e todos os meios possíveis. Assim que o número da conta sair", completou a engenheira.

Relembre o caso

Uma menina e um menino, de apenas um e dois anos, respectivamente, sofreram graves queimaduras após um acidente em casa, no município de Altos, no último sábado (18). Os dois estão em estado grave e os pais das crianças precisam de ajuda financeira e de doação de leite e fraldas descartáveis tamanho G. 

De acordo com a tia dos garotos, Jardilene de Sousa, que é empregada doméstica, as crianças estavam em casa quando o garoto, mais velho, foi até a cozinha junto com a irmã e abriu a tampa do forno do fogão.

Em uma brincadeira com a irmã, ele subiu na tampa e, com o peso, o fogão virou. No momento os pais estavam cozinhando e uma panela caiu sobre os dois irmãos.

Rayldo Pereira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais