Cidadeverde.com

Nova floresta fóssil é descoberta por pesquisadores em Altos

Fotos: UFRGS

Pesquisadores do Piauí e do Rio Grande do Sul descobriram uma nova floresta petrificada que pode superar as dimensões da Floresta Fóssil do Rio Poti no município de Altos, a 49 km de Teresina. Na pesquisa, publicada pelo site da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, descrevem-se a nova ocorrência de troncos e pedaços de árvores da era paleozóica que foram eternizados pelo tempo formando um novo sítio arqueológico chamado de Sítio Paleobotânico São Benedito.

A unidade é composta por abundantes madeiras que acabaram mineralizadas com o tempo e formaram o novo sítio que fica a 19 km do município com acesso pela BR 343. 

A quantidade de troncos de grande porte também chama atenção, alguns chegam a medir até 1.80 de diâmetro e ainda possivelmente em posição de vida. Foram catalogados mais de 70 troncos, configurando-se, provavelmente, na maior concentração de troncos permineralizados registrada no Piauí, superando a "Floresta Fóssil do Rio Poty", em Teresina.

O registro da floresta petrificada visa trazer propostas de geoconservação para o sítio, tendo em vista que tal ocorrência se encontra atualmente sem bases legais para sua proteção. "Esse novo registro demonstra o grande potencial que existe para o desenvolvimento de estudos paleobotânicos na Bacia do Parnaíba", diz a publicação que você pode ler na íntegra aqui.

Rayldo Pereira
Com informações da UFRGS
rayldopereira@cidadeverde.com