Cidadeverde.com

Altos realiza 13ª edição do Programa Saúde e Cidadania neste final de semana

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, esteve hoje no Jornal do Piauí e destacou o bom resultado do município no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e a 13ª edição do Programa Saúde e Cidadania, que acontecerá neste fim de semana. 

Patrícia Leal afirmou que a atividade oferecerá serviços gratuitos, e contará com competições esportivas e shows musicais. 

“Essa ação de saúde e cidadania já virou referência no município e é realizada periodicamente. E tem uma grande aceitação e participação da comunidade. Nós vamos fazer essa ação na Avenida 12 de Outubro e na Rua São José. Vai ser bem atrativa a ação e quero contar com a participação de toda a população de Altos”, comentou. 

Sobre o resultado do Ideb, a prefeita destacou o compromisso dos servidores da educação para melhor cada vez mais os índices no município que saiu de 4.6 em 2015 para 5.3 em 2017.  A meta já supera a estabelecida pelo Ministério da Educação, que é de 4,9 até 2021.  

A secretaria municipal de Educação, Marcia Beatriz, acompanhou a prefeitura na entrevista. Ela ressaltou que “o índice é o resultado de planejamento e ações”, como a capacitação continuada dos professores, com uma rede voltada para a leitura e escrita dos alunos, além da qualificação dos profissionais atuantes diretamente na Secretaria Municipal de Educação em Altos. 
Marcia Beatriz acrescentou que o bom índice é fruto de investimentos e ações anteriores e que permite o colhimento de resultados satisfatórios. 

Programação 

A programação será realizada nos dias 8 e 9 de setembro, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, a partir das 8h. Os shows musicais, com as bandas Moleca Sem Vergonha, Kabral, Swing Malino, Samyra Show e Dayana Almeida, acontecerão no cruzamento da Rua São José com a Avenida 12 de Outubro.

Prefeita de Altos, Patricia Leal

Serviços 

Dentre os serviços oferecidos no Programa Saúde e Cidadania estão consultas pediátrica, ginecológicas, cardiológicas, ortopédicas, cirurgia geral e clínicas com profissionais de saúde do município, além de encaminhamentos para especialistas e exames de ultrassom e raio-x; procedimentos como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B, aplicação de flúor, consultas com psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e palestras com dentistas.

Através dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS I e II), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social promoverá palestras; cadastro do Programa Bolsa Família; emissão gratuita de Carteira de Identidade (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF); passe livre intermunicipal e interestadual para idosos e pessoas com deficiência; informações e encaminhamentos para o acesso ao Benefício de Prestação Continuada; serviços do CRAS; atendimento social e psicológico; visitas domiciliares; e oficinas socioeducativas para crianças e adolescentes.


Secretária municipal de Educação, Marcia Beatriz


Esporte

A programação esportiva contará com campeonatos de baralho, xadrez, dominó, dama, futsal, voleibol, futsal, handebol, jiu-jitsu e corrida. A Prefeitura premiará os melhores colocados em cada modalidade.

Shows

08.09 – Sábado

22h – Kabral
00h – Moleca Sem Vergonha

09.09 – Domingo

22h - Dayana Almeida
00h – Samyra Show 
02h - Swing Malino

 

Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com