Cidadeverde.com

Especial de Natal Histórias de Amor e Gratidão terá reprise hoje ao meio-dia

Catarina Malheiros/Cidadeverde.com

Os telespectadores da TV Cidade Verde poderão conferir o Especial de Natal - Histórias de Amor e Gratidão, nesta terça-feira (25) ao meio-dia. 

O especial foi exibido pela primeira vez na noite do dia 20 de dezembro e será reprisado hoje, no horário do Jornal do Piauí, que voltará a ter a programação normal na quarta-feira (26) com o melhor do jornalismo piauiense.

Neste ano, o programa especial, que celebra o Natal, foi inspirado na hashtag #Gratidao, a mais usada nas redes sociais em 2017.  Você também pode conferir o especial no aplicativo CV Play e no Cidadeverde.com. 

Os jornalistas Nadja Rodrigues, Joelson Giordani, Tiago Melo, Gorete Santos e Indira Gomes foram em busca de histórias emocionantes e inspiradores. Eles também falam da gratidão em suas vidas e recordam momentos especiais.  

Você poderá conferir todas as histórias e entrevistas especiais logo mais na TV Cidade Verde. 



Da Redação
redacao@cidadeverde.com
 

 

Especial Natal Cidade Verde vai ao ar hoje (20) a partir das 21h

O programa especial Natal Cidade Verde vai ao ar nesta quinta-feira (20) com histórias de gratidão e amor,  a partir das 21h.  Ele foi inspirado na hashtag #gratidao, a mais usada nas redes sociais em 2017.

A coordenadora de projetos especiais, a jornalista Indira Gomes, ressalta que o amplo significado da palavra gratidão serviu como base na busca por histórias inspiradoras e emocionantes, que os telespectadores poderão conferir logo mais na TV Cidade Verde. O especial também estará disponível no site Cidadeverde.com e no aplicativo CV Play.

O Natal Cidade Verde é tradição na mídia piauiense e já conquistou a simpatia dos telespectadores por oportunizar as pessoas a refletirem o nascimento de Jesus Cristo.

Os telespectadores poderão participar e acompanhar o programa por meio da hashtag #gratidaoCV

Os apresentadores e repórteres da TV Cidade Verde irão se reunir em uma confraternização para celebrar o Natal. Todos estão convidados a compartilhar esse momento tão especial. 

Foto: Catarina Malheiros

 

Da Redação
redacao@cidadeverde.com
 

HU-UFPI fará mutirão solidário na Casa Frederico Ozanan

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI, filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promoverá hoje (20), a partir das 8h, o 3º Ebserh Solidária, mutirão social de hospitais universitários federais ligados à Empresa. Em Teresina, a ação ocorrerá na Casa Frederico Ozanan, instituição localizada na Primavera, zona norte da cidade, e que atua no cuidado de idosos. 

O HU-UFPI disponibilizará aos 43 moradores da Casa, consultas geriátricas e psiquiátricas, além de atendimentos psicológicos, nutricionais, entre outros, bem como atividades lúdicas e coletas para exames, que serão feitos pela Unidade de Laboratório de Análises Clinicas do Hospital. Todos os procedimentos serão regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

O HU-UFPI fará também a entrega à instituição de produtos de higiene pessoal, doados pelos funcionários do Hospital. “É uma ação de responsabilidade social com foco no trabalho voluntário e que tem por objetivo levar ações de educação em saúde, consultas e exames, à população em situação de vulnerabilidade social”, explica o médico José Miguel Parente, superintendente do Hospital. 

Para a realização do Ebserh Solidária, o HU-UFPI levará até a Casa Frederico Ozanan uma equipe com mais de 30 profissionais, entre médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, assistentes sociais, terapeuta ocupacional, educadores físicos e técnicos em geral, entre outros. 

Sobre a Ebserh

Desde abril de 2013, o HU-UFPI é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.


A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Casa Frederico Ozanam

R. Des. Pires de Castro, 2137 - Primavera, Teresina - PI, 64000-390
(86) 3223-0018

Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Estudantes de medicina cantam para pacientes internados no HUT


Imagem: HUT/Ascom

A fim de contribuir com a humanização do atendimento e melhorar a interação entre profissionais de saúde e pacientes, um grupo de estudantes de medicina está se reunindo aos domingos para cantar nas clínicas e corredores do Hospital de Urgência de Teresina (HUT). O idealizador do projeto Clowns in Emergency Med, Josan Costa, afirma que o objetivo do grupo é levar amor e carinho ao próximo e proporcionar aos pacientes um momento de felicidade.

“Já foi comprovado, cientificamente, que os hormônios do bem estar e do prazer, como a serotonina e a endorfina, podem contribuir para acelerar a recuperação dos pacientes. São momentos de felicidade que fazem com que os pacientes interajam mais com as equipes de saúde e reforcem a esperança e a confiança de uma recuperação rápida”, explicou Josan.

Josan explicou ainda que, além de humanizar mais a assistência, o projeto proporciona também uma vivência com os pacientes antes dos estudantes chegarem ao internato. “Estamos proporcionando aos estudantes de medicina um contato mais próximo com os pacientes, antes mesmo de chegarem ao internato. Isso melhora o período de adaptação e leva uma vivência mais humanizada entre futuros médicos e pacientes”.

O paciente Francisco de Sousa, 58 anos, internado na Clínica Ortopédica do hospital por conta de um acidente de carro, falou que não sabia que poderia ter tantos momentos de felicidade dentro de um hospital. “Gostei muito das apresentações dos futuros médicos. A gente esquece um pouco que está internado e a música alegra o ambiente”, destacou.

A enfermeira do HUT, Sheila Bandeira, destacou a importância do projeto. “Todos os domingos a rotina do HUT é quebrada com músicas nos corredores. Alguns pacientes cantam junto, outros pedem músicas que gostam e a felicidade invade as enfermarias do Hospital. É muito lindo de ver”, comentou a enfermeira.

O projeto conta com a participação de 138 estudantes de medicina de várias Instituições de Ensino Superior de Teresina. A cada domingo um grupo composto por 26 estudantes visita as enfermarias do HUT e sai cantando músicas pedidas pelos pacientes. “Cantamos sempre músicas alegres, que fazem com que os pacientes cantem com a gente. Eles se divertem muito. São momentos assim que nos dão a certeza que devemos voltar sempre”, finalizou Josan.

 


redacao@cidadeverde.com
Com informações do HUT

TV Cidade Verde lança programa de Natal; participe enviando mensagens

A TV Cidade Verde lançou nesta quarta-feira (5) o programa de Natal que este ano tem como tema Gratidão e contará com a participação dos telespectadores. A partir de hoje, as pessoas que têm uma história de amor e gratidão e que gostariam de enviar alguma mensagem para alguém, podem mandar para o Whatsapp da TV.

O programa especial será exibido no dia 20 de dezembro, às 21h. A jornalista e coordenadora de projetos especiais da TV Cidade Verde, Indira Gomes, fez o lançamento do programa ao vivo hoje no Jornal do Piauí e explicou que as pessoas podem mandar áudios, vídeos ou textos relatando as suas histórias para o número (86) 99978-0191. Todo o conteúdo das mensagens será publicado no blog cidadeverde.com/amoregratridao.

“Essas histórias todas vocês podem manifestar também nas redes sociais utilizando a #gratidaocv”, acrescentou a jornalista. 

A equipe da TV se inspirarou em um dado que aponta que a #gratidao foi a mais usada nas redes sociais em 2017.

“Isso despertou na gente a busca do por que desse sentimento. Hoje em dia a gente mede muito a influência das palavras, dos gestos e das ações pelos números referentes a elas, pela quantidade de visualizações e de reproduções nas redes sociais nesse mundo de internet que a gente está vivendo agora”, esclareceu Indira Gomes. 

Indira disse ainda que o amplo significado da palavra gratidão será utilizado pela Cidade Verde, para a produção de um programa rico que conte historias emocionantes ligados  ao tema. Os especiais de Natal já são uma programação tradicional da emissora por fazerem as pessoas refletirem sobre algum assunto relacionado ao período natalino, mostrando reportagens emocionantes sobre histórias de vida.   

“Em diversas situações a #gratidao é utilizada, mas nem sempre a gente agradece a pessoa que está do nosso lado, nem sempre a gente tem a oportunidade de manifestar isso às pessoas que estão no nosso convívio. Então, a gente usando esse sentimento que está muito forte na Bíblia e vamos contar algumas histórias comoventes”.

Os internautas poderão assistir ao programa pelo site ou através do aplicativo CV Play.

 Foto: Catarina Malheiros/ Cidadeverde.com

Lyza Freitas
redacao@cidadeverde.com