Cidadeverde.com

Estudantes de medicina cantam para pacientes internados no HUT


Imagem: HUT/Ascom

A fim de contribuir com a humanização do atendimento e melhorar a interação entre profissionais de saúde e pacientes, um grupo de estudantes de medicina está se reunindo aos domingos para cantar nas clínicas e corredores do Hospital de Urgência de Teresina (HUT). O idealizador do projeto Clowns in Emergency Med, Josan Costa, afirma que o objetivo do grupo é levar amor e carinho ao próximo e proporcionar aos pacientes um momento de felicidade.

“Já foi comprovado, cientificamente, que os hormônios do bem estar e do prazer, como a serotonina e a endorfina, podem contribuir para acelerar a recuperação dos pacientes. São momentos de felicidade que fazem com que os pacientes interajam mais com as equipes de saúde e reforcem a esperança e a confiança de uma recuperação rápida”, explicou Josan.

Josan explicou ainda que, além de humanizar mais a assistência, o projeto proporciona também uma vivência com os pacientes antes dos estudantes chegarem ao internato. “Estamos proporcionando aos estudantes de medicina um contato mais próximo com os pacientes, antes mesmo de chegarem ao internato. Isso melhora o período de adaptação e leva uma vivência mais humanizada entre futuros médicos e pacientes”.

O paciente Francisco de Sousa, 58 anos, internado na Clínica Ortopédica do hospital por conta de um acidente de carro, falou que não sabia que poderia ter tantos momentos de felicidade dentro de um hospital. “Gostei muito das apresentações dos futuros médicos. A gente esquece um pouco que está internado e a música alegra o ambiente”, destacou.

A enfermeira do HUT, Sheila Bandeira, destacou a importância do projeto. “Todos os domingos a rotina do HUT é quebrada com músicas nos corredores. Alguns pacientes cantam junto, outros pedem músicas que gostam e a felicidade invade as enfermarias do Hospital. É muito lindo de ver”, comentou a enfermeira.

O projeto conta com a participação de 138 estudantes de medicina de várias Instituições de Ensino Superior de Teresina. A cada domingo um grupo composto por 26 estudantes visita as enfermarias do HUT e sai cantando músicas pedidas pelos pacientes. “Cantamos sempre músicas alegres, que fazem com que os pacientes cantem com a gente. Eles se divertem muito. São momentos assim que nos dão a certeza que devemos voltar sempre”, finalizou Josan.

 


redacao@cidadeverde.com
Com informações do HUT