Cidadeverde.com
Bicharada

Vacinação contra a raiva encerra na zona rural no sábado (28)

Foto: Ascom/ FMS

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) encerra a campanha de vacinação contra a raiva no próximo sábado (26) com a segunda etapa da zona rural. Neste dia, as equipes da gerência de zoonoses visitarão 87 povoados das zonas Sul e Sudeste da capital.

A gerente de Zoonoses da FMS, Oriana Bezerra, explica que devido à distância entre as localidades, a logística da vacinação antirrábica na zona rural é diferente da zona urbana. 
“Enquanto a etapa urbana trabalha com o estabelecimento de postos fixos, a rural é realizada por meio do deslocamento das equipes, que visitam as residências de cada localidade para a imunização dos animais”, explica a gerente.

Oriana Bezerra pede que todos os responsáveis por cães e gatos prendam seus animais para que possam ser imunizados pelas equipes. “Caso o proprietário não esteja, pedimos que ele deixe uma pessoa responsável para conter esses animais”, orienta ela.

A vacinação é a única forma de prevenção contra a raiva, que pode ser transmitida para o homem e é fatal. A vacina animal, que é segura e gratuita, é constituída por vírus atenuado, 2% de tecido nervoso e conservantes à base de fenol e timerosol. 

“A vacinação serve para a proteção dos animais e das pessoas que convivem com eles. Principalmente tratando-se de zona rural, onde também temos animais silvestres, que habitam naturalmente essas localidades”, afirma Oriana Bezerra.

O último caso de raiva em ser humano em Teresina foi em 1986. Já o último caso de raiva canina foi em 2011 em um cão proveniente do interior do estado, cujo proprietário é residente de Teresina.