Cidadeverde.com
Bicharada

Vídeo: mulher abandona cão em Teresina e causa revolta nas redes sociais

Por Graciane Sousa
[email protected]

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

O que dizer em uma hora dessas? Que tipo de pessoa é capaz de abandonar seu animal na porta de um abrigo, alegando que esta de mudança? Hoje, nos deparamos, mais uma vez, com esta triste realidade... Avisamos que não havia vagas e que não temos como nos responsabilizar por animais que possuem tutor, que poderíamos ajudar de outra forma, mas a mesma não quis diálogo, abandonou e foi embora, e ainda avisou que voltará com mais dois cachorros... Como todos sabem, estamos passando por dificuldades. O que arrecadamos mensalmente raramente cobre nossas despesas mensais. Ração entre outros itens básicos, estão sempre faltando e acabamos sempre recorrendo a pedidos de ajuda. Precisamos URGENTEMENTE, que as pessoas tomem consciência de que os animais não são objetos e que os mesmos não podem ser descarados por motivos torpes. Até quando??

Uma publicação compartilhada por APIPA (@apipaoficial) em

O vídeo de uma mulher abandonando um cãozinho em Teresina tem causado revolta em internautas.  O flagrante ocorreu em frente à Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (Apipa) onde o animal foi deixado pela própria tutora. Ele é tirado da coleira e caminha na rua de um lado para outro. 

"A gente não pode receber animais que têm tutor. A senhora é responsável por ela. Soltou a cadela aqui no meio da rua. A senhora veio abandonar na nossa porta. A senhora está sendo irresponsável. Eu vou lhe denunciar", disse Jane Haddad, uma das fundadoras e administradoras da Apipa. 

Ela conta ainda que, antes de gravar, tentou conversar com a tutora explicando as condições do abrigo que enfrenta dificuldades e está com o estoque de ração zerado. 

"Eu explicava que o abrigo está lotado e ela não podia deixa-lo lá, que eu podia ajudá-la de alguma forma, até mesmo procurando um lar temporário, mas ela alegou que ia viajar e que ainda tinha mais dois para jogar", explica Jane Haddad.

No vídeo é possível ouvir a tutora dizer apenas "mas eu vim deixar". O Bicharada está aberto para ouvir a versão da tutora. 


Situação do cãozinho abandonado

Assustado, o cãozinho abandonado fugiu e está perdido no bairro Uruguai, que fica próximo a um centro universitário. Voluntários da Apipa ainda tentaram resgatá-lo, mas não conseguiram por estar sem guia, tirada pela própria tutora.

"Não conseguimos pegá-lo porque a tutora tirou a guia e quando fomos nos aproximar, ele saiu. Ainda fomos tentar resgatá-lo, mas lá próximo tem uma universidade, o trânsito estava engarrafado e ele sumiu. A atitude dela foi uma tremenda irresponsabilidade e ele ainda estava cheio de carrapato. Continuamos rodando pra ver se o encontramos", lamenta Haddad.

 

Crime ambiental

No vídeo é possível ver a placa do carro da tutora. A Apipa já identificou que o veículo é alugado. 

"A presidente da Apipa vai atrás da identididade dessa pessoa para registrar BO. Tem que ter um inquérito para que ela possa pagar por essa atitude irresponsável", reitera Jane Haddad. 

Abandonar animais é crime previsto na Lei de Crimes Ambientais. 

 

Estoque de ração zerado

A Apipa abriga 300 animais de rua, sendo mais de 20 filhotes. Além das dívidas com os resgates ainda falta dinheiro para comprar ração. O abrigo vive exclusivamente de doações. Hoje (10) o estoque está zerado e as próprias voluntárias tiveram que tirar do próprio bolso para alimentar os animais pela manhã.

Canais de doação

APIPA® - ASSOCIAÇÃO PIAUIENSE DE PROTEÇÃO E AMOR AOS ANIMAIS
CNPJ: 10.216.609/0001-56
BANCO DO BRASIL
Ag: 3507-6 / CC: 57615-8
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
Ag: 0855 / Op: 013 / CP: 83090-0
BANCO SANTANDER
Ag: 4326 / CC: 13000087-4
.
Doe com cartão de crédito no nosso site: www.apipapiaui.org/doe

 

O consumo de ração diária é de 25kg para os cães e 15kg para os gatos. Quem quiser ajudar pode entrar em contato por um dos canais abaixo doando ração ou pode ir diretamente na Apipa para adotar um animal.