Cidadeverde.com
Bicharada

Anestesistas são afastados por Covid e cirurgias suspensas no hospital veterinário da Ufpi

Por Graciane Sousa
[email protected]

Atendimento de urgência e emergência permanecem por agendamento (Foto: Ufpi)

Cirurgias estão suspensas no Hospital Veterinário Universitário (HVU), da Universidade Federal do Piauí (Ufpi),  em Teresina, por tempo indeterminado, após um anestesista ter testado positivo para a Covid-19 e outros três estarem com suspeita da doença e serem afastados. Além deles, um tratador de animais e um profissional responsável por fazer diagnóstico de imagem também contraíram o vírus. O centro cirúrgico foi interditado para sanitização

O diretor do HVU, João Macedo, disse ao Bicharada que cerca de seis profissionais estão afastados porque contraíram a Covid-19 ou porque tiveram contato com os positivados. Ele ressalta que estão sendo providenciados testes rápidos para os demais profissionais e o hospital já passou por três sanitizações. 

"Assim que o profissional que faz o diagnóstico por imagem testou positivo, fechamos a área por uma semana e tudo foi sanitizado. Depois foram mais duas sanitizações e estamos providenciando testes rápidos para o restante da equipe", explica Macedo. 

Foto: divulgação IGBIO

Procedimentos cirúrgicos que estavam agendados foram remarcados como a do lobo guará batizado de Luís. O animal tinha uma cirurgia marcada para esta semana para a colocação de pinos e placas e, assim, possa colocar a pata no chão e andar normalmente.  A história do animal comoveu as redes sociais e uma campanha busca arrecadar dinheiro para o tratamento do bichinho.


URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

Ele explica que o atendimento de urgência e emergência permanece em funcionamento e orienta que os tutores liguem antes de levar o animal. O contato do HVU é 86 3215 5538 ou 5537. O atendimento de pré-triagem acontece no horário de 8h às 18h, de segunda à domingo, até encerrar o isolamento social.

Alguns cuidados deverão ser tomados por parte dos tutores, tais como:

Pessoas do Grupo de Risco devem evitar ir ao HVU levando seu animal;

Somente uma pessoa deve dirigir-se ao HVU levando seu animal para atendimento;

Usar máscara (tutor) para sua proteção e das demais pessoas;

Não estar resfriado/gripado, ou com sintomas de COVID-19;

Não levar crianças;