Cidadeverde.com
Bicharada

Raiva: vacinação na zona rural acontece sábado; animais serão vacinados em casa

Equipes vão diretamente na casa dos tutores (Foto: Graciane Sousa)

A terceira etapa da vacinação contra a raiva acontece neste sábado (24). Desta vez, serão vacinados cães e gatos da zona rural Norte e Leste de Teresina. Diferentemente da zona urbana, as equipes vão diretamente nas propriedades rurais durante todo o dia. A expectativa é que 18 mil animais sejam vacinados. 

“Solicitamos que todos os responsáveis, principalmente de sítios, prendam seus animais para que no momento que as equipes de vacinação passem por essas propriedades, eles possam receber a vacina. É de suma importância vacinarmos esses animais, para evitarmos que na zona rural haja transmissão ou circulação do vírus da raiva. Lembrando que a única forma de prevenir é por meio da vacinação. A raiva é uma doença que mata”, afirma Oriana Bezerra, gerente de zoonoses de Teresina.

A vacina animal é gratuita, considerada segura e constituída por vírus atenuado, 2% de tecido nervoso e conservantes a base de fenol e timerosol.

“As vacinas dos animais são produzidas com o mesmo cuidado que a dos humanos, e não há reaproveitamento de agulhas, porque nós respeitamos tanto os animais quanto os humanos que cuidam deles”, diz a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba.

No sábado (31) será a última etapa da vacinação comunidades rurais das regiões Sul e Sudeste.