Cidadeverde.com
Bicharada

Capivaras são flagradas em via movimentada da zona Leste de Teresina

Capivaras flagradas se alimentando na zona Leste de Teresina (Foto: Joaçu Filho)

Uma família de capivaras foi flagrada transitando em plena área urbana de Teresina. O registro foi feito pelo contador Joaçu Filho que trafegava de carro pela Avenida Cajuína, na zona Leste da cidade, e achou a cena curiosa.

"Estava há uns dias sem passar por lá, mas é meu caminho diário. Ontem (18), por acaso, errei o trajeto que estava fazendo nos dias anteriores e fui presenteado com esse flagrante. Foi a primeira vez que vi elas por lá", disse Joaçu Filho que fez o registro por volta de 15h, desta quarta-feira (18). 

As capivaras são roedores e se alimentam de capim, ervas e outros tipos de vegetação da beira de rios e lagos.

O biólogo Damião Araújo, que também é analista do Ibama, orienta a população não alimentar os bichos. Ele conta que é comum também o aparecimento de capivaras próximo à Universidade Federal do Piauí (Ufpi).

"Como não tem predadores naturais na cidade, as capivaras vão se reproduzindo e costumam andar onde tem muita água e vegetação. Essa área fica próxima ao Rio Poti. A orientação é deixar que esses animais se alimentem de forma natural. Como houve muitos incêndios é comum que esses animais sejam cada vez mais vistos na cidade porque o habitat deles foi destruído e eles precisam se alimentar. Teresina é uma cidade ainda com muitas áreas nativas", explica o biólogo.