Cidadeverde.com
Bicharada

Projeto pretende castrar até dez animais de rua por mês em Teresina

Um projeto desenvolvido com estudantes de Medicina Veterinária pretende castrar até dez animais de rua por mês em Teresina. Após a triagem de cães e gatos, os alunos acolhem os animais, consultam, realizam a castração e colocam o bichinho para adoção. 

"A ação aconteceu até o final de novembro e retorna na primeira quinzena de dezembro quando a equipe fará uma nova triagem com animais abandonados. O projeto é contínuo e, por isso, recebemos doações e realizamos parceria para que os animais sejam castrados e colocados para adoção, sempre com acompanhamento dos professores durante todo o processo. Não divulgamos o local antes, porque muitas pessoas abandonam, justamente por saberem da ação”, explica o professor Gerson Tavares. 

O projeto- que teve início em outubro- é de um centro universitário em Teresina em parceria com uma clínica veterinária.

"Como meta, os estudantes estipularam que até a segunda quinzena de dezembro serão mais sete fêmeas e, pelo menos, três machos. Procurando ser  mensalmente dez animais castrados por mês", disse Gerson Tavares. 

Além do procedimento cirúrgico, o projeto também busca conscientizar a pupulação sobre cuidados preventivos com o animal e consultas regulares.