Um projeto desenvolvido com estudantes de Medicina Veterinária pretende castrar até dez animais de rua por mês em Teresina. Após a triagem de cães e gatos, os alunos acolhem os animais, consultam, realizam a castração e colocam o bichinho para adoção.
"A ação aconteceu até o final de novembro e retorna na primeira quinzena de dezembro quando a equipe fará uma nova triagem com animais abandonados. O projeto é contínuo e, por isso, recebemos doações e realizamos parceria para que os animais sejam castrados e colocados para adoção, sempre com acompanhamento dos professores durante todo o processo. Não divulgamos o local antes, porque muitas pessoas abandonam, justamente por saberem da ação”, explica o professor Gerson Tavares.
O projeto- que teve início em outubro- é de um centro universitário em Teresina em parceria com uma clínica veterinária.
"Como meta, os estudantes estipularam que até a segunda quinzena de dezembro serão mais sete fêmeas e, pelo menos, três machos. Procurando ser mensalmente dez animais castrados por mês", disse Gerson Tavares.
Além do procedimento cirúrgico, o projeto também busca conscientizar a pupulação sobre cuidados preventivos com o animal e consultas regulares.