Cidadeverde.com
Bicharada

Tartarugas nascem embaixo de barraca de praia

 

Por Izabella Pimentel

Imagina estar em uma barraca na praia e, de repente, começar a nascer tartarugas embaixo da mesa em que você está sentado? Essa surpresa aconteceu para a família da pastora Rose Amorim. Ela estava na Praia do Coqueiro, em Luís Correia, quando os filhotinhos nasceram.

O Instituto Tartarugas do Delta foi acionado e relatou como tudo aconteceu. 

“Quando chegamos ao local, a pastora Rose Amorim nos relatou como vivenciou esse momento. Descreveu que estava com sua família sentada, contemplando a praia, quando ,de repente, as tartaruguinhas começaram a subir no pé de um dos seu filhos. Chegamos ao local, classificamos o ninho e registramos 51 ovos que não se desenvolveram e quatro que tiveram dificuldades no desenvolvimento embrionário e morreram. Estima-se que foram liberados ao mar, 63 filhotes, relato das pessoas que participaram desse momento”, conta o Instituto.

O nascimento das tartaruguinhas aconteceu neste sábado  (26). Para o Instituto Tartarugas do Delta foi um “milagre” algumas sobreviverem.  

“Trata-se de um ninho não monitorado pela nossa equipe. Infelizmente, nessa temporada de 2021, não foi possível realizar os monitoramentos de praias de forma intensiva, devido a restrições financeiras e sanitárias. Durante esta ocorrência, algumas pessoas tiveram a oportunidade de testemunhar a importância dos trabalhos de manejo e conservação de tartarugas marinhas no litoral piauiense. O ninho foi confeccionado em uma praia urbanizada e ficou muito vulnerável, sendo pisoteado e rodeado por cadeiras e mesas durante o período de incubação (aproximadamente 60 dias)”.