Cidadeverde.com

Gatos abandonados fazem morada em hospital público no Piauí

Por Graciane Sousa

A superpopulação de cães e gatos nas ruas é bem comum em todo o país. Abandonados e sem tutores, os bichinhos sofrem e passam os dias perambulando em busca de abrigo e alimentos. Um caso que mostra bem essa situação estaria acontecendo em um hospital público no Piauí. De acordo com o  Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde do Piauí de Picos (Sindespi), no Hospital Regional Justino Luz, em Picos, os animais ficam debaixo das camas da enfermaria, na porta da cozinha e até no necrotério Sem questionar se isso é ou não falta de gerência da Organização Social, responsável pela administração do hospital, o fato é que a situação se torna um problema de saúde pública e cabe lembrar que os gatos NÃO TÊM CULPA. 

           Fotos: Reprodução/Facebook

"Na próxima semana, vou levar o caso ao conhecimento da Vigilância de Saúde e Epidemiológica- porque a situação é um caso de saúde pública- e também à Zoonoses,  ver se eles levam os gatos para um local indicado. A presença de animais lá é ruim tantos para as pessoas que estão doentes como para os próprios gatos", disse Eliete Pereira, diretora do Sindespi, em Picos. O Blog  tentou contato com a administração do hospital, mas não obteve retorno.

A solução para esta situação, bem como para controle populacional dos animais em geral, não é sacrificá-los. Entre as medidas viáveis para diminuir o número de cães e gatos abandonados nas ruas está a castração gratuita, o que já vem acontecendo em Teresina há alguns meses e que pode e deve ser copiado também em outros municípios do Piauí. 

Outra solução é a adoção, assim como ocorreu neste mesmo hospital no ano passado, quando a Associação de Amigos Protetores dos Animais de Picos (Apapi) resgatou gatos que estavam soltos pelo hospital e promoveu um mutirão de adoção. Um gesto lindo que o Bicharada torce para que ocorra novamente. 

           Fotos: Fátima Miranda/ A3portal

Animais que foram resgatados no hospital em 2015 durante mutirão da Apapi

 

Animais que foram resgatados no hospital em 2015 durante mutirão da Apapi