Cidadeverde.com

Mais de 150 animais já foram castrados gratuitamente em Teresina; saiba como

A Fundação Municipal de Saúde (FMS), em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), realizou mais de 150 castrações gratuitas em cães e gatos pertencentes a famílias de baixa renda de Teresina nos meses de março e abril. Além do benefícia à saúde do animal castrado, a castração reduz o índice de abandono devido à superpopulação de animais na cidade. 
 
“No mês de março agendamos 80 cirurgias, mas 74 foram efetivadas, pois seis animais não foram levados pelos donos para realização do procedimento no Hospital Veterinário da UFPI. Já em abril foram realizadas 81 castrações. Temos ainda no nosso banco de cadastro mais de 400 animais que realizarão a castração”, explica Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da capital, enfatizando que os cadastros ainda estão acontecendo de acordo com a demanda.
 
“A meta para o primeiro ano do convênio firmado entre Prefeitura e UFPI é realizar 80 castrações de animais machos e fêmeas por mês, sendo 20 por final de semana”, completa Oriana Bezerra.
 
O dono do animal que desejar realizar o procedimento de cadastro para a castração precisa se dirigir até a Gerência de Zoonoses portando RG, CPF, comprovante de residência e algum comprovante de situação de vulnerabilidade.
 
Oriana lembra que a pessoa não precisa trazer o animal até a Gerência de Zoonoses para fazer o cadastro, apenas seus documentos. “O animal só deverá ser levado para a realização do procedimento cirúrgico, que acontece na UFPI”,  orienta Oriana Bezerra.

Como castrar gratuitamente

O Centro de Zoonoses de Teresina (GEZOON), localizado na Rua Minas Gerais, Nº 909 – Bairro Matadouro, zona Norte, realiza o cadastro para castração, no turno da manhã, de 8h às 12h, e as castrações acontecem no Hospital Veterinário Universitário aos sábados e domingos.

 

Da Redação
redacao@cidadeverde.com