Cidadeverde.com

Cavalo é abandonado após ser explorado por dono até à exaustão

Por Graciane Sousa

A situação de um cavalo abandonado está comovendo moradores do Parque Brasil II, Zona Norte de Teresina.  O animal foi abandonado no meio da rua e a suspeita é de maus tratos. Quem mora na região, acredita que ele teria sido chicoteado e obrigado a puxar carroça exaustivamente até cair ao chão, após não mais resistir as agressões. 

O cavalo apresenta ferimentos na pata e no lombo e, a pesar de estar bastante debilitado, não consegue se alimentar. O Batalhão de Polícia Ambiental foi acionado para tentar localizar o dono do animal, uma vez que, a equipe só atua na captura de animais silvestres ou em flagrantes de crime ambiental. 

A Gerência de Zoonoses de Teresina- que seria responsável pelo resgate do cavalo- já foi comunicada e informou que o transporte do bicho dependia da disponibilidade de um veículo. O destino de animais de grande porte, como este, não foi informado.
 
Infelizmente, a realidade de cavalos de carroceiros em todo o país é muito triste. Muitos ficam desnutridos ou mesmo morrem em acidentes de trânsito que poderiam ser facilmente evitados se seus donos, que dependem do trabalho deles para conseguir o sustento, fossem mais cuidadosos. 

Como são submetidos a jornadas cansativas de trabalho, os bichos necessitam de alimentação balanceada e um limite de peso para puxar, cuidados que, geralmente, não são respeitados pelo donos. 

O destino desses animais só muda quando, felizmente, eles são adotados por pessoas que respeitam seus limites e necessidades. 

 

bicharada@cidadeverde.com