Cidadeverde.com

Curso em Teresina ensina a deixar cães como bichinhos de pelúcia

Por Graciane Sousa

Sabe aquele cabelo de dar inveja? No mundo pet também existe isso e deixa os cães com caras de bichinhos de pelúcia. Ontem (19), em Teresina, ocorreu o I Dog Show no seguimento de banho e tosa. O curso- que reuniu cerca de 90 profissionais de várias cidades do Piauí- foi ministrado por Rony Peterson, especialista em estética canina, e que já cuidou do look de cães de alguns famosos como os atores Márcio Garcia e Yoná Magalhães. 

O especialista conta que, atualmente, ter cuidados especiais com os cães não é apenas questão de luxo, tornou-se algo necessário. "Os cães passaram dos quintais para as nossas camas. Eles são criados como filhos e, por isso, precisam de uma higienização melhor. Os cães contém bactérias, assim como nós, mas precisam de mais higienização para viver tão próximo da gente. Não tem haver só com beleza, mas bem-estar e saúde", explica o especialista. 

No curso, Peterson ensinou aos profissionais os segredos de uma tosa com textura de pelúcia. Ele explica que a tesoura usada na tosa e, principalmente, a técnica usada no procedimento, bem como os produtos aplicados no pelo do animal, são essenciais para deixá-los ainda mais fofos. Uma tosa destas- que deixa o cão com cara de urso- varia de R$ 80 a R$ 150.

"Dentro do meu centro estético, a tosa de pelúcia é um dos serviços mais procurados. Este tipo de tosa é voltado para cães de pelagem primitiva como Husky Siberiano, Chow-chow, Samoieda, Malamute-do-alasca, Spitz alemão, entre outros. Algumas pessoas acham o serviço caro, mas pagam muito mais para ir à um salão de beleza. E lá, o cabeleireiro não tem que limpar xixi, coco e tirar pelos das partes íntimas. E nós que cuidamos da estética dos cães, temos que encarar tudo isso", brinca o especialista.

O Dog Show propicou aos profissionais, o aprimoramento da técnica, como o tipo certo de shampoo para cada tipo de pelo, a maneira correta de aplicar produtos e dar banho, como não embaraçar a pelagem do animal, entre outros. "Ensinamos aos profissionais como aliar produtividade, rapidez, bem-estar animal e segurança", reitera.  O evento foi promovido pela Serrana Distribuidora. Os produtos utilizados na tosa de pelúcia foram da marca Petsmack.

Em entrevista ao blog, Rony Peterson destaca que o mercado voltado para a estética canina tem crescido bastante e está na contramão da crise econômica.

"Os profissionais precisam ainda se capacitar muito para chegar nesse mercado mais glamouroso. Hoje é o mercado que mais cresce: não existe desemprego. Se eu tiver cem alunos, são cem pessoas empregadas", disse Peterson, que tem uma escola de estética há dois anos em Fortaleza-CE. 

Atualmente, Rony Peterson é um dos maiores groomers comerciais do Brasil, profissional voltado para cuidar da aparência dos bichinhos. Com carreira consolidada no país, ele busca ser reconhecido também em outros países, tem mais 17 anos de atuação profissional, conquistando vários títulos na área e preparando cães para vários eventos, como exposições.