Cidadeverde.com

Apipa busca adoção para cadela prenhe atirada de caminhão de lixo

Por Maria Romero
bicharada@cidadeverde.com

Paty tem aproximadamente três anos, mas já viveu uma situação bastante triste e busca agora um lar onde poderá receber amor e atenção. No início da semana, Paty foi jogada de dentro de um caminhão de lixo no bairro Uruguai, zona Leste da capital. Não bastasse isso, a cadelinha estava prenhe, precisou passar por uma cesárea de emergência e perdeu todos os filhotinhos. 

Isabel Moura, da diretoria da Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (Apipa) informou que a entidade foi acionada por populares que viram a cena. 

"Foi uma situação que comoveu todo mundo, eu fiquei muito triste. Ninguém sabe ao certo como ela foi parar dentro desse caminhão de lixo, a pessoa que viu e chamou a gente e fomos fazer o resgate. Ela estava prenhe, precisou passar por uma cirurgia de emergência e nem está caminhando ainda", relatou. 

Paty teve nove filhotes, que nasceram vivos mas não resistiram às 24 horas após o nascimento. Isabel destacou que a cirurgia foi necessária devido às lesões da queda. 

"Ela chegou a ficar um tempo com eles, mas nenhum sobreviveu. Vamos aguardar a recuperação dela, que deve ser lenta, podemos tentar acupuntura e fisioterapia para ela voltar a andar. Por enquanto ela está bastante anêmica e precisou de doação de sangue, mas logo vai precisar de um lar", disse Isabel. 

Ela destacou que o tutor que quiser adotar Paty terá que dispor de bastante tempo e deverá oferecer muita atenção e carinho a ela, que está bastante debilitada e, quando receber alta do hospital, precisará de cuidados e poderá ficar com sequelas. 

As pessoas que tiverem interesse em adotar Paty, podem entrar em contato com a Apipa pelo telefone (86) 9 9951-0201. Isabel destaca que na Apipa há cerca de 90 cães, atualmente. Muitos já são castrados e também podem ser adotados. 

 

bicharada@cidadeverde.com