Cidadeverde.com

Cachorro ganha festa de aniversário e arrecada 205 kg de ração

Aniversário do cachorro Guz arrecada 205 quilos de ração que foram doados (Foto: Livian Neto/Reprodução)

Para comemorar os sete anos o do cachorro Guz, um border collie, o estudante Iury Carvalho e a nutricionista Juliana Morsch Passos resolveram fazer uma festa em um hotel de cachorros de Porto Velho, onde cada convidado deveria dar ração de presente. Ao final da festa, foram contabilizados 205 quilos de ração que foram entregues ao cuidador de animais Reinaldo Soares, de 68 anos, na tarde de quinta-feira (20).

"Pensamos em fazer o aniversário de 7 anos voltado pra essa questão social, pra ajudar cachorrinhos que não tem lar, que foram abandonados. Foi bem legal a arrecadação, foi uma boa contribuição e promovemos a brincadeira entre cachorros", disse Juliana.

Ao saber da ajuda que receberia, o senhor que cuida de 82 cachorros e 40 gatos disse que a doação chegou no momento certo, pois a ração dos animais que cuida já estava no final, já que são consumidos diariamente cerca de 25 quilos.

O aposentado conta que ficou sabendo que receberia a doação momentos antes. "Eles me ligaram avisando que viriam e fiquei muito feliz. Dependendemos da contribuição. É difícil ver os animais sofrendo e eu não tenho coração de deixar eles do jeito que encontro. O pior de tudo é que quando os animais são soltos na estrada e alguém tenta pegá-los, eles correm pro mato e ficam debilitados", declara.

Reinaldo afirma ainda que o principal objetivo é recuperar os animais e ficar com eles provisoriamente até conseguir um novo dono. "Eu estava com 88 cachorros e 40 gatos, mas alguns já foram doados porque tenho uma ajuda muito grande de pessoas que colocam na internet a foto deles. Mas, por mais que eu consiga fazer doação de animais, sempre aparece mais", afirma.

O cuidador dos animais diz que agradeceu ao casal que doou a ração, pois a cada semana aparecem novos animais ou o chamam para socorrer por saber do seu amor pelos bichinhos. "Foi muito importante porque meu salário é muito pouco, então eu junto latinha, pedaço de cobre e vou estocando aqui no sítio, pois se não conseguir doação eu vendo e compro", desabafa.

Após a ação, os donos do Guz afirmam que se alertaram para situações semelhantes. "Nós não tínhamos a dimensão da gravidade das pessoas que precisam de doações pra cães, e como fomos visitar seu Reinaldo, nos impresisonamos com a forma com que ele cuida dos animais. Ficamos tão impressionados que decidimos na mesma hora que temos que fazer outra ação porque ele nos confessou que no dia que não tem ração pros animais, ele tem vergonha de comer na frente deles e ele não se sente bem comendo na frente dos animais se eles em si não têm o que comer", conclui Iury.Guz Carvalho

O dono do cãozinho aniversariante diz que ganhou o animal há 6 anos e 8 meses, quando enfrentava uma fase difícil na vida.

"Ganhei o Guz através de um amigo que tem um petshop e que sabia meu gosto quanto a animais, em especial à raça de pastores. Eu estava com início de depressão e ele me ajudou bastante nessa recuperação e virou um grande companheiro, um grande amigo", diz o estudante de medicina veterinária.

Guz nasceu em 13 de outubro de 2009, mas este ano seu aniversário foi comemorado no dia 15 de outubro. A data foi escolhida por ser em um fim de semana e ficar mais fácil para os outros donos de cachorros. Segundo Iury, Guz é ?de uma raça original da Inglaterra considerada nobre em outros países, o que o torna um cão de pastoreio e de compania.

Donos do Guz pretendem continuar a fazer ações sociais para ajudar animais abandonados (Foto: Livian Neto/Reprodução)

Conforme Juliana, Guz participa ativamente da vida do casal. "Ele é muito querido, ele anda conosco quando vamos lanchar, passear, até no shopping. Ele gosta de andar de barco e estar sempre junto, de estar perto da gente e tem muitos amigos, inclusive na internet", conclui.

 

Com informações G1
bicharada@cidadeverde.com