Cidadeverde.com

Campanha contra a raiva em Teresina se estende até quarta (14)

Por Graciane Sousa

Tutores da zona urbana de Teresina terão até a próxima quarta-feira (14) para vacinar seus pets em um dos postos extras de vacinação contra raiva. Após problemas no dia 'D' da campanha na semana passada, a  Fundação Municipal de Saúde (FMS)  disponibilizou novos pontos, ao todo mais de 22, nas quatro zonas da cidade. 

Os postos funcionarão das 8h às 17h, a partir desta sexta-feira (09), e serão disponibilizados de acordo com cronograma elaborado pela Gerência de Zoonoses de Teresina. (confira o cronogram abaixo).

“As pessoas que por algum motivo não puderem levar os animais no sábado, podem procurar um desses postos fixos que estamos instalando na cidade”, informa a gerente Oriana Bezerra.

No dia 'D' da campanha, cerca de 94 mil animais domésticos foram imunizados. A previsão era imunizar 132 mil bichinhos e os mantê-los livres da raiva.

Após o fim da etapa urbana, ocorrerá ainda a etapa rural da campanha, com data ainda a definir.

 

Segurança da vacina antirrábica
 
A raiva é uma doença sem tratamento e cuja única forma de prevenção é por meio da vacina, que é segura e gratuita. A vacina contra a raiva animal é segura. Ela é constituída por vírus atenuado, 2% de tecido nervoso e conservantes a base de fenol e timerosol. 

“Antes de sua aplicação, elas são submetidas a testes de potência, inocuidade (que verifica se a vacina causa algum efeito adverso não esperado) e esterilidade (que detecta se há contaminação por bactéria ou fungo)”, explica a gerente de zoonoses Oriana Bezerra.
 
A raiva é uma zoonose viral, que se caracteriza como uma encefalite progressiva aguda e letal. Todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la. A doença apresenta dois principais ciclos de transmissão: urbano e silvestre, sendo o urbano passível de eliminação, por se dispor de medidas eficientes de prevenção, tanto em relação ao ser humano, quanto à fonte de infecção.
 
 
Postos extras de vacinação contra a raiva

                 
Dia 09


C.S Augusto Castro (Santo Antonio), E.M.Lizandro Tito - Rua “C”  (Vila Dagmar Maza), CMEI Sta Cruz (Santa Cruz), Centro de Convivência Vila Wall Ferraz (Santa Cruz) e Creche Tia Francisquinha - Q 19 (Santa Fé)
 
Dia 12 


Verdão (Centro), Praça Cristina Leite - Ipase (Primavera), Posto de Saúde da Água Mineral (Água Mineral), SASC (Aeroporto), Creche Tia Alice (São Joaquim), Comercial Carvalho (Sta Maria)
 
Dia 13        

      
Praça Gerardo Vasconcelos (Fátima), Unid. Esc. Noé Fortes (Ininga), Praça Violeta - Posto 6 (Horto Florestal), Praça do Prefeito (São Cristovão), Praça E. Veras - Vilmary (São Cristovão)
 
Dia 14


ASALPI (Jardim Europa), 21 Distrito Policial (Usina Santana), Res. ACS. Sra Bené (Usina Santana), Comércio do Sr. Carlos - Pedro Balsi (Flor do Campo), Res. Da Sra Auzerina (Quadra “D”, casa 48 Conj. Novo Milenium), CRAS Sudeste III (Parque Colorado)