Cidadeverde.com

Etapa rural da campanha contra Raiva termina na quarta (21)

Técnicos da Gerência de Zoonoses de Teresina continuam percorrendo a zona rural Sul e Sudeste de Teresina imunizando cães contra a raiva. A etapa rural começou no último sábado (17) e 7.785 animais foram vacinados. Nessa fase não são montados postos fixos de vacinação. As equipes saem de casa em casa. 

A raiva é uma doença sem tratamento e cuja única forma de prevenção é por meio da vacina, constituída por vírus atenuado, 2% de tecido nervoso e conservantes a base de fenol e timerosol. A raiva é uma zoonose viral, que se caracteriza como uma encefalite progressiva aguda e letal.

“Todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la. A doença apresenta dois principais ciclos de transmissão: urbano e silvestre, sendo o urbano passível de eliminação, por se dispor de medidas eficientes de prevenção, tanto em relação ao ser humano, quanto à fonte de infecção”, explica Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da Capital.

A etapa rural se encerra na quarta-feira (21). Tutores que não conseguiram vacinas seus pets durante a campanha devem levar os bichos até a Gerência de Zoonoses, localizada na Rua Minas Gerais, Nº 909 – Bairro Matadouro, zona Norte, no horário de 8h às 17h. 

 

bicharada@cidadeverde.com