Cidadeverde.com

Dicas para viajar de carro com seu animal de estimação

O Bicharada continua na vibe #partiuferiado. Desta vez, vamos falar sobre a maneira adequada de viajar de carro com animais de estimação.Antes de pegar a estrada com o pet é importante ficar atento a dois pontos: conforto e segurança. 

Foto: Reprodução/ Internet

Caixas de transporte são uma das opções

Entre opções para levar o pet no carro estão as caixas de transporte. No mercado existem de variados preços, materiais e tamanhos. Na hora de escolher deve-se levar em consideração se o tamanho da caixa é  suficiente para que o animal fique em pé, sentado e possa se movimentar sem tanta dificuldade.

Outra dica prática, fácil de ser encontrada em pet shop e bem mais barata é o adaptador de cinto de segurança que é encaixado no veículo. Para garantir a segurança é só prender o adaptador na guia do animal.

Foto: Reprodução/ Internet

Adaptador de cinto de segurança custa em média R$ 20

Independentemente de caixas de transporte ou adaptadores de cinto de segurança, o recomendado é sempre levar o animal preso. Contudo nem tudo é permitido. O Código de Trânsito Brasileiro, por exemplo,  traz duas situações que são consideradas infrações de trânsito e geram multas. 

"O Código de Trânsito Brasileiro traz duas situações que tratam sobre o transporte de animais em veículos. O Art. 235 diz que é proibido conduzir pessoas, animais ou carga nas partes externas do veículo, salvo nos casos devidamente autorizados; Já o Art. 252 diz que transportar pessoas, animais ou volume à sua esquerda ou entre os braços e pernas é infração média", explica o policial rodoviário federal, Jonas Matas, coordenador do Núcleo de motociclismo da PRF-PI. 

Foto: Reprodução/ Internet

Além das dicas de segurança, os donos devem ficar atentos também ao relógio para garantir o conforto do pet. O ideal é evitar passeios  muito longos com cães e gatos no carro. Às vezes é inevitável... então, programe paradas de 15 minutos a cada 2 horas, para o cão poder dar uma voltinha ou o gato poder se recuperar do balanço do carro.

Agora que você já sabe o que é recomendado e o que não fazer durante as viagens com seu pet é só colocar as malas no carro e boa viagem. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com