Cidadeverde.com

Castração faz bem ou mal para o pet?

Hoje o post é sobre castração. O tema ainda gera muitas dúvidas entre os tutores. As perguntas mais comuns são: castrar o animal faz bem ou mal? Quais os benefícios? a partir de quantos anos posso castrar meu cão ou gato? e o pós-operatório? quanto custa a castração?

As perguntas são muitas e parecem infintas. Mas, o Bicharada conversou com o médico veterinário Selmar Moreira, especialista em clínica médica e cirúrgica de pequenos animais, que ajudou a esclarecer muitas dúvidas.

"A castração só faz bem. A única preocupação é com a cirurgia em si, pois é um processo invasivo, o animal tem que ser anestesiado. Contudo, hoje em dia, as cirurgias e as anestesias estão muito avançadas e proporcianam uma segurança maior. Os profissionais também estão mais capacitados, inclusive, existe veterinário especialista só em anestesia", explica o veterinário. 

Entre os benefícios da castração estão a longevidade e a prevenção de doenças mediadas por hormônios como infecções uterinas, tumores de próstata, aumento benigno da próstata, tumores de ovários, cruzamentos indesejáveis entre outros. 

"A castração impede também que os animais fujam de casa na época do cio a procura de parceiros (as) e acabem se perdendo, se machucando, passando fome ou até mesmo morrendo atropelados. Já nos animais de rua, a castração impede que eles se reproduzam indefinidamente", ressalta Moreira. 

Procedimento cirúrgico

Nos machos a cirurgia é mais rápida, em torno de 20 a 30 minutos. Nas fêmeas, o procedimento é mais invasivo e demora um pouco mais. 

"O tempo é variável, pois o animal é anestesiado e cada um tem um tempo diferente para 'voltar' da anestesia. As fêmeas demoram mais, pois o processo é mais invasivo. Tem que abrir o abdômen do animal. Nos machos, a castração é só a remoção dos testículos, em alguns animais pequenos não é necessário nem pontos", disse o veterinário. 

Animais maiores são submetidos a sutura (ponto) e o tutor deve retornar ao veterinário cerca de 10 dias após a cirurgia. 

Pós-operatório

Selmar Moreira diz que a recuperação é tranquila. Geralmente são prescritos um antibiótico, analgésico e antiséptico. Para evitar que o animal mexa na cirurgia existem o colar elizabetano e roupas cirurgicas. 

Foto: Reprodução Internet

"O colar elizabetano é muito útil e eficente, mas muito desconfortável. Na minha rotina é minha ótima opção. Geralmente recomendo as roupas cirúrgicas", recomenda o especialista. 

Foto: Reprodução Internet

Custo x benefício

Para os tutores que pensam em castrar seu pet é bom preparar o bolso. Em machos, o procedimento cirúrgico completo (que em alguns casos inclui exames, em outros consulta + anestesia+ cirurgia) custa a partir de R$ 700 e vai depender do porte do animal. Nas fêmeas, a cirurgia é mais cara. 

Apesar do preço, a dica é se possível castrar o animal, pois os benefícios são muito grandes e você poderá desfrutar muitos momentos de alegria com o seu pet. 

 

Ouça o Bicharada também da Rádio Cidade Verde, todas as quartas-feiras, no programa Acorda Piauí

 

 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com