Cidadeverde.com

Vídeo mostra resgate de filhote de preguiça em parque de Teresina

Por Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Um vídeo mostra o resgate emocionante de um filhotinho de preguiça que estava prestes a morrer asfixiado por dois machos durante uma briga. Nas imagens é possível perceber que os animais adultos sufocam o filhote de aproximadamente dois meses. O resgate ocorreu nesta semana, no Jardim Botânico de Teresina, localizado na Zona Norte. 

"Quando os preguiças brigam emitem um som, como se fosse um grito. Fomos guiados por esse barulho e encontramos dois deles agarrados, um verdadeiro bolo. Para minha surpresa, quando consegui separá-los, encontrei um filhotinho no meio deles e se passasse mais tempo ali, iria morrer sufocado pelos adultos", conta a diretora do parque, a ambientalista Jacqueline Lustosa.

Ela diz que os bichos-preguiças são muito territorialistas e costumam duelar para ganhar espaço. 

"Eles poderiam estar brigando por território ou mesmo por uma fêmea. Se a gente não tivesse separado, provavelmente, eles só se largariam quando um morresse. O filhote deve ter se desgarrado da mãe e acabou ficando no meio. Ao conseguir separá-los, coloquei os machos em locais distintos do parque e o filhotinho ficou na árvore onde nós o encontramos para que a mãe pudesse reencontrá-lo", relata Lustosa. 

Ela conta ainda que no período de julho e a setembro é comum o aparecimento de bichos-preguiças no parque. Apesar de fofos, a ambientalista recomenda que deve-se manter distância. 

"As pessoas pensam que porque são lentos e têm aquela carinha, os preguiças não são violentos. Mas deve se tomar cuidado. As garras deles são muito fortes e não é recomendável chegar perto. O ideal é acionar a polícia ambiental", orienta Jacqueline Lustosa.