Cidadeverde.com

Pela 1ª vez, censo vai mostrar número de cães e gatos em Teresina

Por Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Foto: Reprodução

Quantos cães e gatos domiciliados existem em Teresina? Os dados estimados serão revelados no primeiro censo animal que começará a ser realizado a partir da próxima semana. Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses, explica que a pesquisa tem nível de confiança acima de 95% e um erro amostral menor que 1%.

"Não vamos ter apenas o resultado quantitativo de cães e gatos machos e fêmeas, mas se foram castrados, se estão em idade fértil, se fizeram teste de leishmaniose, bem como quantas pessoas moram no imóvel", explica Oriana Bezerra. 

Ela explica que os dados são importantes para subsidiar políticas públicas de saúde como ações de vigilância e controle das zoonoses.

"Será importante para o controle da raiva e de outras zoonozes, bem como definir também o quantitativo mais exato em termos de insumos", acrescenta.

Essa é a primeira vez que o censo animal será realizado em Teresina. Os dados serão coletados durante o Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) que revela o nível de infestação do mosquito do mosquito. 

Foto: Noelly Castro

"Sempre trabalhamos com parâmetros que são preconizados pela OMS. Pela população humana, a gente faz a estimativa da população animal. Existem indicadores que apontam sete pessoas para cada animal; outros apontam quatro pessoas para cada animal. O que queremos saber é realmente a estimativa para Teresina e isso será respondido através desse censo. Vamos revisar a estimativa que era feita anteriormente para realmente garantirmos a população estimada de cães e gatos no município.", explica Oriana Bezerra.

Em 2017, na campanha de vacinação contra a raiva foram vacinados 130 mil cães e gatos, incluindo as zonas urbana e rural de Teresina.