Cidadeverde.com

Em Teresina, cães participam de ato para serem aceitos em shoppings

Por Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

(Fotos: clubinhoamantesdeshihtzuthe)

Cerca de 30 cãezinhos participaram de uma manifestAUção na porta de um dos shoppings da Capital. O movimento faz parte de uma campanha em busca de mais locais chamados pet friendly, ou seja, que aceitam animais de estimação. Em Teresina já existem shoppings, restaurantes, sorveteria, bares, salões de beleza, entre outros, que aceitam pets, mas o número ainda é muito pequeno. 

Em Teresina, a campanha "QUERO IR PRO SHOPPING" começou com os tutores do Clubinho Amantes de Shih Tzu. Neste fim de semana, o grupo realizou uma ação solidária no Parque Potycabana em prol da Apipa e ONG Vida de Guerreiro, que cuidam de animais de rua. De lá, cerca de 30 cãezinhos participaram da manifestAUção que teve direito a cartaz e tudo. O ato despertou a curiosidades dos visitantes que pararam para tirar fotos com os cães.

"Às vezes, por exemplo, saímos de um local com nosso bichinho e precisamos passar no shopping rapidinho e não podemos, porque eles não podem entrar. Isso é muito ruim. Às vezes, a gente tem a necessidade de passear no shopping e temos que deixá-los em casa, porque também não podemos levá-los. A ideia da campanha é que  nossos pets possam participar mais do nosso dia a dia, pois eles são nossos companheiros", explica Lígia Calina, veterinária e uma das administradoras do @clubinhoamantesdeshihtzuthe. 

Ela avalia que a ideia de espaços pet friendly cresce em todo o país. Em vários shoppings do Brasil, os bichinhos de quatro patas são bem-vindos, inclusive com espaços dedicados para eles e seus tutores. 

(Fotos: clubinhoamantesdeshihtzuthe)

"É uma alegria ver que a sociedade está indo para esse lado. O animal está deixando de ser visto apenas como um bicho, um ser irracional, que só serve para ficar de guarda, proteger a casa, para ser visto como um filho, que a gente possa ter a ideia de posse responsável do animal, do amor, do companheiro", disse a veterinária, que também destaca a necessidade de uma melhor sinalização nos estabelecimentos comerciais sobre a aceitação ou não de pets.

"Em Teresina ainda há muita essa barreira. Muitos locais não colocam a plaquinha se são ou não pet friendly e os tutores ficam sem saber se podem ou não entrar. Sabemos que alguns shoppings em Teresina já são pet friendly, mas gostaríamos que os shoppings sinalizassem isto de forma clara e explícita, para que tutores não sofram nenhum tipo de constrangimento por parte dos seguranças, pois sempre escutamos relatos dessa natureza", completa Lígia Calina. 

(Fotos: clubinhoamantesdeshihtzuthe)