Cidadeverde.com

Oeiras conquista 1º lugar do Piauí no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB)

Pela segunda vez consecutiva, Oeiras conquistou o 1º lugar do Piauí no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira - IOEB. Com nota 6,0, Oeiras supera as médias estadual (4,8) e nacional (5,0) no IOEB 2021, que analisa as oportunidades oferecidas para crianças e jovens desde a Educação Infantil ao Ensino Médio de todas as redes educacionais, mensurando a qualidade de todo o ecossistema da Educação Básica nos municípios e estados brasileiros.

Com este resultado, Oeiras figura entre os 30 municípios brasileiros com as melhores notas no IOEB 2021, calculado com base nos dados do IBGE 2010, do Censo Escolar 2019 e do Saeb 2019.

O IOEB é um índice público bienal que analisa e compara como cada município, estado, Distrito Federal, e o país como um todo, está contribuindo para o sucesso educacional dos indivíduos que nele vivem. Foram avaliados mais de 5 mil municípios brasileiros analisando as oportunidades de educação de qualidade oferecidas para crianças e adolescentes.

O indicador é formado pela relação entre os insumos educacionais (escolaridade dos professores, número de horas-aula por dia, experiência dos diretores e taxa de atendimento na educação infantil) e resultados educacionais (Ideb - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica dos anos iniciais e finais do ensino fundamental e taxa líquida de matrícula do ensino médio); além da escolaridade dos pais.

O IOEB é realizado pela Comunidade Educativa CEDAC, com a parceria técnica das consultorias Metas Sociais e Conhecimento Social. A iniciativa tem o apoio do Itaú Social, Instituto Natura, Fundação Roberto Marinho e Instituto Humanize e o apoio institucional do CLP.

Ascom