Cidadeverde.com

Saúde da mulher é tema de debate em Cajueiro da Praia

O mês de março marca um período de atenção especial à saúde da mulher. Além de estar relacionado ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8, o Março Lilás é dedicado também à campanha de prevenção e combate ao câncer de colo uterino. Esse tipo de câncer é uma das maiores causas de morte pela doença entre as mulheres no mundo.

O fortalecimento da prevenção ao câncer de colo uterino é uma das metas principais da saúde pública, com programas desenvolvidos pela Prefeitura Municipal de Cajueiro da Praia, através da Secretaria Municipal de Saúde. Para marcar o mês, nesta segunda-feira(21), foi realizada mais uma ação na cidade, desta vez na Unidade Escolar Oscar Lima. “A equipe da UBS de Cajueiro da Praia promoveu um bate-papo sobre o tema de prevenção do câncer de colo uterino, com pratica de autoexame, triagem, vacinação, dentre outros serviços”, ressalta a enfermeira de Estratégia Saúde da Família, Sandra Carla.

A enfermeira alerta que segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no triênio 2020/2022, o Brasil deve registrar 16.710 casos novos de câncer de colo uterino. Os diversos subtipos do papilomavírus humano (HPV) são os grandes responsáveis pela maioria dos casos de câncer de colo do útero. Eles são sexualmente transmissíveis.

“É preciso ficarmos atentos para a saúde da mulher, logo na adolescência. Uma das principais formas de prevenção é a vacina contra o HPV (disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos), que tem como função prevenir. Temos que focar neste público e fazer um trabalho nas escolas, nas comunidades. Além disso, as mulheres devem ter acesso ao exame preventivo (conhecido como papanicolau), que deve ser feito periodicamente”, alerta.

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais