Cidadeverde.com

Floriano aplica a 4ª dose contra Covid-19 em pessoas acima de 60 anos e imunossuprimidos

Floriano começou a vacinar com a 4ª dose contra a Covid-19 idosos acima de 60 anos e pessoas imunossuprimidas, a partir desta terça-feira (3). Este público precisa realizar agendamento junto às unidades de saúde. Além disso, Floriano segue imunizando todos os públicos a partir dos 5 anos de idade nos 17 postos espalhados por toda a cidade. 
 
Para a 4ª dose deve ser utilizado o imunizante disponibilizado para os municípios, podendo ser Pfizer, AstraZeneca ou Jansen, independentemente da dose aplicada anteriormente. Devem tomar as doses as pessoas deste grupo que tiverem completados quatro meses após a aplicação da primeira dose de reforço.
 
Covid-19 e Influenza
 
A aplicação simultânea das doses pode ser realizada em toda a população acima de 12 anos, desde que não possua sintomas gripais ou não tenha contraído Covid-19 nos últimos 30 dias. Neste caso, é necessário aguardar o fim dos sintomas, de maneira que o organismo se recupere completamente para a administração das vacinas. Essa é uma nova orientação. Em 2021, com a novidade das fórmulas contra Covid-19, era preciso aguardar 14 dias. Mas agora, há segurança e eficácia na aplicação conjunta.