Cidadeverde.com

Floriano reforça cuidados com a saúde do homem

O mês de novembro é dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata, que é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma). Desde terça-feira (1º), a Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Saúde, irá abordar, ao longo do mês, a saúde do homem como um todo, reforçando a importância dos cuidados, prevenção do câncer de próstata e doenças em geral e incentivando os homens a buscarem atendimento nas Unidades Básicas de Saúde espalhadas pelo Brasil, a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).

A secretária de Saúde de Floriano, Caroline Reis, reforça que a prevenção e diagnóstico precoce aumentam as chances de cura. “No município ofertamos o teste PSA, utilizado como check-up principalmente para diagnosticar o câncer de próstata em homens, antes mesmo que eles tenham sintomas. Também é feito em homens que apresentam sintomas que podem ser causados pelo câncer”, explica. 

Também pelo município, a Secretaria Municipal de Saúde oferta consultas regulares com médico urologista na Policlínica de Floriano. O profissional é responsável por indicar e realizar exame de toque retal que possibilita identificar sinais de doenças na próstata, como prostatite (inflamação da próstata), hiperplasia (aumento da próstata) e câncer de próstata, que precisa ser combinado com outros exames para confirmar o diagnóstico, como de urina e sangue (PSA).

Ao longo do mês de novembro, uma série de ações voltadas para a saúde do homem será realizada pela pasta. “Nosso foco é conscientizar sobre o câncer de próstata, mas também com foco na saúde do homem como um todo. Se cuidar, é coisa de homem sim! Nossa equipe quer mudar a maneira como o homem florianense se vê e tirar o estigma que procura o médico é apenas coisa de mulher. A saúde é o nosso bem mais valioso. Todos nós precisamos estar atentos”, disse. 

O “Novembro Azul”
A iniciativa internacional “Novembro Azul” teve origem na Austrália, no ano de 2003, e foi comemorado no Brasil pela primeira vez em 2008. O Novembro Azul tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e a importância da realização dos exames de prevenção contra o câncer de próstata. O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é no dia 17 de novembro.

Da Redação