Cidadeverde.com

Setur e ICMBio articulam parceria para incentivar visitação ao Parque de Sete Cidades

Fotos: Ascom

A Secretaria do Turismo e o Instituto Chico Mendes (ICMBio) estão tratando sobre um Acordo de Cooperação Técnica, que tem por objetivo proporcionar o aumento na visitação turística no Parque Nacional de Sete Cidades, localizado nos municípios de Brasileira e Piracuruca, cerca de 200 km de distância de Teresina, capital do Estado.

“Estamos unindo esforços para intensificar a promoção turística no local, proporcionando ao turista que ele vivencie a riqueza e toda a importância de um dos lugares mais enigmáticos e belos do nosso estado”, diz Pablo Santos, secretário do Turismo.

O gestor ressalta que a localização do Parque – próximo da capital Teresina e na rota que dá acesso ao litoral – é um fator que contribui para a atração de visitantes, devido ao fluxo turístico, que é intenso. “Nosso trabalho agora é, em conjunto, planejar e executar as ações de melhorias nos atrativos, com a perspectiva de se estender aos demais parques”, pontua o gestor.

Segundo a administração do Parque Nacional de Sete Cidades, nos últimos seis anos o local foi contemplado com diversas reformas, o que facilita atrair mais turistas, ofertando comodidade.

“Acredito que em poucos meses iniciaremos as últimas reformas, que incluem hotel, loja e centro de visitantes. Queremos voltar para o cenário como um dos principais atrativos do Piauí, assim como era anteriormente. Por isso, buscamos essa parceria com a Setur que, além de incentivar e nos apoiar nessa parte da visitação, também possa executar a implantação de outras ações, como criação de aplicativos, apoio nos eventos locais, dentre outros”, frisa o chefe do parque, Waldemar Justo.

Sobre o parque

O Parque Nacional de Sete Cidades foi criado em 8 de junho de 1961, sendo o 9º parque mais antigo do Brasil. O Parque é composto por formações rochosas esculpidas pela água e pelo vento ao longo de milhões de anos, possuindo uma rica e diversificada flora e fauna e reporta à pré-história para seus visitantes, com suas pinturas rupestres. Possui piscinas naturais e uma bela cachoeira.

Entretanto, o maior destaque são seus conjuntos rochosos, que deram nomes às suas “cidades”, que sugerem formas de animais, de personagens históricos, objetos e o que mais a imaginação permitir enxergar, sendo fonte de teses diversas, inclusive quanto à presença de fenícios naquela região. O Parque possui uma diversidade de atrativos em uma área de 6.221,48 ha e um perímetro de 36,2 km.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais