Cidadeverde.com

Ex-ministro Ozires Silva abre nesta segunda o Congresso das Cidades; veja programação

Serão três dias de palestras, orientações, feira, encontro de negócios e mais importante: mostrar experiências de cidades criativas para os novos gestores do Piauí. O Congresso das Cidades terá início nesta segunda-feira (13) com discussões, expositores, workshop, bate-papos e atividades culturais. O evento segue até o dia 15 de março.

Na segunda, o Congresso será aberto para o público a partir das 17h. O evento acontece na sede da Fiepi (Federação das Indústrias do Estado do Piauí), ao lado do Albertão, no bairro Redenção, zona Sul de Teresina.

Uma mega estrutura foi montada para receber os participantes. Nomes de peso estarão no evento. Na abertura, a palestra magistral é com o fundador da Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica) e ex-ministro de Infraestrutura, Ozires Silva.  Ele vai falar sobre a “Educação que transforma”. O governador Wellington Dias (PT) marcará presença na abertura. Na terça-feira, o governador retorna ao congresso e vai ministrar palestra para os convidados.  

Terão também as presenças de Ana Carla Fonseca falando sobre cidades criativas e o economista e consultor Ricardo Amorim, único brasileiro incluído na lista dos mais importantes e melhores palestrantes mundiais do Speakers Corner. 

Serão tratados temas como empreendedorismo, planejamento, financiamento de projetos, geração de emprego, como fazer projetos para obtenção de recursos, contas públicas e previdência. 

Cidades criativas

O Congresso das Cidades convidou dois prefeitos de Minas Gerais e o ex-prefeito de Maringá, no Paraná, Sílvio Barros, que vão falar sobre as experiências de sucesso em suas gestões. Sobre cidades inteligentes falarão Júlio Pimenta, de Ouro Preto (MG) e Duarte Júnior, da Mariana (MG). O caso UMEIS (Unidades Municipais de Educação Infantil) de Belo Horizonte também será mostrado no encontro.

Equipes da Caixa vão marcar presença para tirar dúvidas e informar sobre os convênios e projetos. O superintende da Caixa no Piauí, Elisomar Nunes Guimarães ministrará palestra. 

Os secretários de Rafael Fonteles (Fazenda), Franzé Silva (Administração), Rejane Dias (Educação), Francisco Costa (Saúde), Francisco Limma (Desenvolvimento Rural) e Antônio Neto (Planejamento) vão participar com palestras dando orientações e ressaltarão as parcerias que os prefeitos podem realizar com o governo do Estado.

O presidente da APPM (Associação Piauiense de Municípios), Gil Carlos Modesto, o superintende do Sebrae, Mário Lacerda, participam com palestras e destacando o papel do municipalismo e do empreendedorismo. O evento terá ainda representantes do TCE (Tribunal de Contas do Estado) e Conselho Nacional do Sesi.    

Ao participar, o prefeito concorrerá – através de sorteio – de  um Fiat Toro que será doado para a prefeitura do município. Veja como participar. 

A TV, site, revista e Rádio Cidade Verde farão toda a cobertura do evento. Acompanhe no Blog do Congresso. 

 Confira toda a programação aqui

 

Flash Yala Sena
yalasena@cidadeverde.com