Cidadeverde.com

Congresso das Cidades: como inovar na gestão da saúde em tempos de crise

Mesmo em tempos de crise é possível ter uma agenda de eficiência e inovação nos municípios. Esse será o debate que o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, juntamente com o consultor em saúde pública da Organização Mundial de Saúde (OMS), Eugênio Vilaça, vai apresentar durante palestra na próxima quarta, 15, no Congresso da Cidades.

Costa afirma que a proposta de convidar o consultor, autor de diversos livros na área da Atenção Primária, é mostrar que é possível sim uma gestão eficiente, apesar da crise. “A presença do professor Eugenio na palestra, com o tema ‘A gestão da Saúde municipal em momentos de crise’, vamos oportunizar as parcerias, como com a Sesapi, o Ministério da Saúde e como o município pode fazer uma boa gestão, mesmo num momento de dificuldades, sabendo otimizar os seus recursos e fazendo uma política de saúde mais adequada”, afirma.

Em conversa com o secretário, Vilaça explanou que “a crise no SUS chegou para a União, Estados e municípios. As receitas caíram. Temos poucos recursos para aplicar na saúde e daí dois cenários: um, o imobilizante da crise, e nada fazer, e outro, construir uma agenda eficiente com inovação”.  Para isso, o consultor, que é referência em Saúde Pública no país, vai apresentar exemplos de como é possível driblar a crise e deixar marcas de uma gestão eficiente e com resultados.

Além da participação de Vilaça, a Secretaria de Estado da Saúde vai apresentar o portfólio de proposta de ações, programas, convênios e assessoria técnicas aos gestores municipais para dirimir dúvidas e fortalecer as parcerias. “Vamos apresentar as alternativas para melhoria da gestão municipal do próximo quadriênio, buscando o fortalecimento da atenção primária da saúde, garantindo uma assistência adequada à população”.

A Secretaria de Saúde vai estar presente no Congresso das Cidades no Espaço do Governo, com a participação de toda a equipe técnica, das áreas de Atenção à Saúde e Rede Hospitalar.

A palestra do secretário Francisco Costa e do Eugênio Vilaça será em conjunto, no dia 15, a partir das 16h, no auditório principal do evento.


redacao@cidadeverde.com