Cidadeverde.com

Prefeitos vão receber orientações sobre gestão de resíduos

Foto: Roberta Aline

A gestão de resíduos sólidos é um tema que deve estar na agenda dos prefeitos de todo o país. O assunto será abordado nesta terça-feira (14), no segundo dia de Congresso das Cidades. Para o coordenador da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza. Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), Odair Luis Segantini, que ministrará a palestra “O Panorama dos Resíduos de Saúde nos Municípios”, o assunto é delicado e deve ser encarado com muita atenção.

“É um assunto delicado e que merece muita atenção. Uma das razões para a gente trazer o tema para o Congresso é fazer com o que os gestores possam receber informações e orientações de como fazer uma boa gestão dos resíduos sólidos dos seus municípios”, disse em entrevista à TV Cidade Verde.

O painelista ressalta que o Congresso vai oferecer ajuda para os prefeitos encontrar ferramentas para tratar o tema, principalmente quando se trata de recursos. “Há muitas ferramentas para auxiliar os gestores municipais, mesmo aqueles de menor porte. A gente espera ajudar os gestores a encontrar essas ferramentas”, explica.

Para Odair Luis Segantini, tratar do assunto é uma tarefa que exige muita dedicação. “Visto que muito dos gestores nunca tiveram contato com esta realidade. Muitos dos resíduos que nós geramos trazem perigo, principalmente aqueles gerados na área da saúde. Eles precisam de uma técnica para fazer uma boa gestão para não colocar a saúde e o meio ambiente em risco”, afirma.

A palestra vai acontecer às 19h30 na sala 3 do Congresso das Cidades.

Com informações da TV Cidade Verde
redacao@cidadeverde.com