Cidadeverde.com

“Educação é a base de tudo”, destaca Ozires Silva em palestra

“Pessoas educadas e treinadas são os ingredientes das transformações”. É o que defende o ex-ministro Ozires Silva, 85 anos, que ministrou palestra no Congresso das Cidades na noite desta segunda-feira (13). 

Fundador da Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica), Ozires Silva, falou sobre a “Educação que transforma” para os prefeitos e gestores municipais, na sede da Fiepi.

O ex-ministro iniciou a palestra falando sobre a mobilização e a luta para a fabricação de aviões até chegar à fundação da Embraer. Ele lembrou do primeiro voo realizado em outubro de 1968 e a construção do primeiro avião de transporte aéreo regional. 

“Podemos colocar a Embraer como uma vitória da educação e da forte e estreita participação do governo com a iniciativa privada”. 

Educação

Para Ozires Silva, a Educação é a “base de tudo” e dever de todos. Ele citou exemplos de Coréia do Sul e a China e fez um apelo para que os novos gestores priorizem a educação. 

Em sua fala, o ex-ministro lembrou do amigo piauiense Horácio Almendra, presidente executivo do Instituto Qualidade no Ensino, que morreu em janeiro deste ano vítima de câncer.  Destacou sua luta pela educação e desenvolvimento do Piauí. 

Ozires reforçou que se não investir em educação é “bater em ferro frio”.  Segundo ele, até Santos Dumont, pai da aviação, deixou um levado de valorização do ensino e do aprendizado. 

Ele ressaltou que a luta não foi em vão. Citou que o Brasil é o país que mais fabrica avião corporativo e o primeiro na fabricação de jatos comerciais no mundo.

Sobre a liderança, ele ressaltou que qualquer um pode ser um líder. Segundo o ex-ministro, no passado, os líderes mudaram o mundo e continuarão a muda-lo, cabe ao sistema empresarial produzir lideres e talentos necessários. 

Veja toda cobertura no Blog do Congresso


Flash Yala Sena

yalasena@cidadeverde.com