Cidadeverde.com

Funasa orienta prefeitos sobre saneamento básico e abastecimento de água

  • congresso1.jpg Rogério Campelo e Yala Sena
  • congresso2.jpg Rogério Campelo e Yala Sena
  • congresso3.jpg Rogério Campelo e Yala Sena
  • congresso4.jpg Rogério Campelo e Yala Sena
  • congresso5.jpg Rogério Campelo e Yala Sena
  • congresso6.jpg Rogério Campelo e Yala Sena
  • congresso7.jpg Rogério Campelo e Yala Sena
  • congresso8.jpg Rogério Campelo e Yala Sena

A Fundação Nacional de Saúde (Funasa), parceira do Congresso das Cidades, esteve orientando prefeitos e suas equipes durante todo o evento. O saneamento básico e o abastecimento de água são os temas fundamentais sobre os quais recebem orientações. O Instituto Brasileira de Geografia e Estatística também destaca o assunto como prioridade aos municípios. 

Elísio Ponciano, técnico em saneamento da Funasa, disse que mais de 50 prefeitos buscaram o stand da Fundação no evento. 

"As principais informações dizem respeito a acesso a recursos para projetos, convênios para ações de melhoria da qualidade de vida nas cidades e acoordos de cooperação técnica", explicou. 

Segundo ele, a Funasa está presente em quase todos os municípios piauienses, com algum tipo de ação ou convênio. Apenas aqueles com mais de 50 mil habitantes - cinco no Piauí - não possuem ações diretas da Fundação. 

IBGE

Indicadores e rankings sociais são alguns outros temas que os prefeitos têm buscado, no stand do IBGE, para elaborar ações em suas cidades. 

Eyder Mendes, supervisor de disseminação de informações do IBGE, informou que o saneamento básico e o esgotamento sanitário são os indicadores com os piores números para os municípios piauienses. 

"Temos fornecido informações sobre os indicadores dos municípios aos prefeitos, suas equipes e ainda estudantes, geógrafos, economistas e pesquisadores em geral. Aos prefeitos, conseguimos informar ainda sobre como buscar financiamentos para projetos nas áreas prioritárias", disse o supervisor. 

Os prefeitos receberam ainda mapas, rankings, lista de indicadores e informações sobre recolhimento de impostos e políticas de facilitação ao empreendedorismo, como incentivos fiscais. 

Maria Romero
redacao@cidadeverde.com