Cidadeverde.com

Secretário diz que Congresso das Cidades dialogará o futuro do país

O secretário estadual de Planejamento, Antônio Neto, destacou que o Congresso das Cidades, que inicia nesta segunda (06), é uma grande oportunidade de discutir ideias envolvendo inovação, gestão e o desenvolvimento humano, que são os três eixos do evento, para melhorar os índices socioeconômicos do Estado. 

Do evento, o secretário ressaltou que é possível retirar diversas medidas e encaminhamentos positivos para uma gestão pública mais eficiente, pois, durante os três dias, as esferas federal, estadual e municipal estarão unidas em um mesmo espaço dialogando o futuro do país.   

Antonio Neto reforçou que o Brasil vive um sentimento de incertezas, um momento excepcional de dificuldade e desânimo, e esse congresso é um momento ímpar para mudar esse pensamento e fazer um debate excepcional. Ele aposta no sucesso do evento

Um dos pontos a ser discutido pela Secretaria do Planejamento é o Projeto ODS Piauí, que discute a implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável dentro da Agenda 2030. A coordenação do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) que acompanha os ODS no Piauí estará presente no Congresso das Cidades. 

Os 17 ODS envolvem a erradicação da pobreza, fome zero e agricultura sustentável, saúde e bem-estar, igualdade de gênero, água potável e saneamento, energia limpa e acessível, trabalho decente e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestrutura; redução das desigualdades; cidades e comunidades sustentáveis, consumo e produção responsáveis, ação contra a mudança global do clima; a vida na água, vida terrestre; paz, justiça e instituições eficazes, e as parcerias e meios de implementação.

"Nós vamos apresentar as propostas dos ODS. Nós vamos tentar sensibilizar e articular com os municípios um planejamento global para o Estado porque o Governo do Estado não pode trabalhar isoladamente, nós vamos apresentar aos municípios qual é a nossa experiência de planejamento territorial”, comentou.

O Plano Plurianual (2020-2014) do Governo do Estadão está sendo elaborado com base nos 17 ODS.

Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com