Atualizada às 21h de 08/05/2019
Uma cidade empreendedora dentro do Congresso das Cidades chamou a atenção dos participantes. Idealizada pelo O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Espaço Sebrae prestou consultoria aos gestores piauienses para ajudá-los a desenvolver projetos de forma inteligente e sustentável.
“Nós tivemos o desafio de fazer diferente. Olhando 360°, nós precisávamos pensar nos prefeitos, na gestão pública, nos secretários, nos agentes de desenvolvimentos, mas também teríamos que ampliar porque esse ambiente é muito favorável ao empreendedor, ao microempresário, empresários que geram interlocução com os municípios”, comentou o diretor do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda ao explicar como a “Cidade Empreendedora” foi pensada.
O espaço Cidade Empreendedor foi dividido em dois ambientes: um voltado para a tecnologia e a robótica, que é um grande potencial do Sebrae, sendo uma tendência natural para a soluções dos municípios e para os negócios.
“Nesse ambiente de tecnologia, nós trouxemos empresas e parceiros com soluções tecnológicas, soluções voltadas para o desenvolvimento sustentável, como a energia renovável; espaço de interlocução com o empreender para desenvolver soluções para o municípios em tempo real por meio do Hackathon”, detalhou o diretor.
O outro espaço da Cidade Empreendedora foi pensado naquilo em que o Sebrae tem disponível para fomentar, de fato, uma a cidade empreendedora.
“Quando a gente olha no agronegócio, por exemplo, tudo aquilo que a gente faz e reconhece como potencial significativo para o Piauí, como na piscicultura já que temos soluções e planos, bem como ovinocultura. Temos a tradição do mel. O agronegócio está aqui disponível para gerar parceria e negócios com os municípios”.
O mercado municipal (infraestrutura, permissionários, capacitação de atendimento, localização geográfica, etc.) também foi discutido pelo Sebrae em seu stand no Congresso das Cidades, realizado nos dias 06, 07 e 08 de maio.
As políticas públicas também foi tema dialogado pelos consultores para apoiar os gestores e os empreendedores dos municípios para gerar parcerias. “Queremos facilitar a vida do empreendedor. Temos orientações sobre a Lei Geral, compras governamentais, possiblidade de ter uma Sala do Empreendedor e um agente de desenvolvimento. O que a gente pode levar para apoiar esse município sob a ótima das políticas públicas? Tudo isso se constitui em uma cidade empreendedora pelo Sebrae”.
O "Sebrae - Parceiro dos Prefeitos" esteve presente com diversos programas, como os "Agentes de Desenvolvimento", "Lei Geral das MPES Implementada", "Redesimples", "Educação Empreendedora", "Sala do Empreendedor - Bons negócios para o seu município" e "Compras Governamentais".
No Espaço Sebrae, os prefeitos e secretários analisavam junto com o consultor Sebrae os dados dos municípios e, com o relatório do perfil municipal em mãos – destacando dados interessantes como a quantidade de empresa e os dados do IBGE, por exemplo – era possível dialogar ideias positivas para aumentar o desenvolvimento econômico e social.
Essas informações ajudavam no planejamento de metas e projetos ainda no Congresso das Cidades uma vez que os gestores públicos estavam com dados importantes em um mundo de gestão, inovação e desenvolvimento humano. Os gestores tinham a grande oportunidade de sair do Congresso com uma importante parceria do Sebrae para os seus respectivos municípios.
Palestras sobre negócios inovadores e ideias criativas fizeram parte da programação. O espaço também contou com a presença de micro e pequenas empresas que atuam no Piauí gerando emprego e renda.
Educação Empreendedora
A solenidade de entrega do 1º Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora acontecerá dentro da programação do Congresso das Cidades, nesta quarta (08) às 18 horas no Auditório Opala. O resultado é da fase estadual e possui 20 finalistas divididos em quatro categorias. Desses, deverá ser escolhido um finalista que irá representar o estado na fase regional e, vencendo, irá disputar a fase nacional. Esse prêmio é destinado às instituições de ensino em que os professores desenvolveram projetos de fomento ao empreendedorismo, com ganho para a sociedade.
Carlienne Carpaso
[email protected]