Cidadeverde.com

Consórcios são a saída para municípios menores, diz Viviane Moura

Foto: Roberta Aline

Os consórcios intermunicipais são apontados como novas saídas para o desenvolvimento local e regional do território piauiense. Com vantagens para municípios menores, com menor arrecadação e população, as parcerias entre gestões públicas e o setor privado podem estruturar municípios e fortalecer a economia local. 

A advogada e especialista em gestão pública e parceria público-privada (PPP), Viviane Moura, garante que sem infraestrutura não há desenvolvimento humano. Ela sugere que os municípios menores passem a pensar em projetos envolvendo municípios parceiros próximos. 

"Problemas que sozinho não se consegue resolver, podem ser solucionados com parcerias intermunicipais, ganhando escala, produtividade e atratividade", apontou.

Para Viviane, as PPPs oferecem uma maior autonomia diante da dependência dos municípios de recursos como os do Orçamento Geral da União e do Tesouro Estadual. 

Viviane pôs a disposição a Superintendência de Parcerias Público-Privadas para a capacitação de equipes de gestores municipais interessados em implementar parcerias na sua região.

Valmir Macêdo
redação@cidadeverde.om