Cidadeverde.com

Tecnologia a serviço da segurança do motociclista

Fotos: Gabriel Paulino/Cidadeverde.com

Um projeto desenvolvido em cinco anos de trabalho pela Infatec aplica tecnologia à segurança do motociclista. Quase sempre os acidentes com motos resultam em lesões no crânio que afetam pilotos e os cofres públicos no atentimento e tratamento dessas lesões. O projeto resultou em um sistema de segurança que liga o uso correto do capacete à ignição da moto.

No sistema chamado Anjos da Guarda, para a moto poder dar a partida, o usuário deve usar o capacete e afivelar o cinto jugular. "Sensores instalados na malha interna do capacete detectam a pulsação sanguínea do crânio e outros na fivela detectar se ela está fechada", explicou Agamenon Santa Cruz, CEO da Infatec e idealizador do projeto.

O protótipo trabalha para que haja uma legislação para popularização da tecnologia.

Tecnologia e educação

A Infatec também oferece soluções por meio da tecnologia com uma chamada de presença de alunos digitalizada e integrada à rede administrativa. Mais de 600 escolas do Piauí, Maranhão, Minas Gerais e Mato Grosso já aderiram à ferramenta que pode ser adquirida com um Kit Digital Escolar, uma mala com sistema de carregamento coletivo e maleta de segurança.

Valmir Macêdo
redação@cidadeverde.com