Cidadeverde.com

Prefeitura estuda reabrir comércio gradualmente em Campo Maior

A Prefeitura de Campo Maior iniciou uma avaliação para reabertura das atividades comerciais no município a partir do mês de maio.

Nesta quarta-feira (22), o prefeito Professor Ribinha se reuniu com representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Câmara de Vereadores, Associação Comercial e Polícia Militar e Civil para elaboração de um plano estratégico para que os estabelecimentos voltem funcionar por etapas.

O decreto que mantém o comércio local fechado tem validade até o dia 30 de abril. Para o prefeito Professor Ribinha é necessário uma discussão com todos os envolvidos para saber como é que a doença deve se comportar no mês de maio e se é possível flexibilizar as atividades comerciais. O gestor afirmou que saúde e economia andam juntas e precisam ser analisadas como parceiras.

“Nossa prioridade é a saúde da população. Porém, as atividades econômicas devem ter atenção especial. Estamos avaliando se é possível abrir os estabelecimentos de forma gradual e por etapas. Precisamos estudar esse retorno com muita serenidade e ouvindo todos os lados envolvidos para chegarmos ao melhor plano de atuação”, disse.

Para abertura do comércio, será observado como os níveis de infecção da Covid-19 se comportam nos próximos dias no município e a aplicação de uma série de medidas que respeitam as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Vamos monitorar como a doença vai se comportar até o final de abril. Se os números se mantiverem em baixa na nossa região, iremos relacionar uma série de exigências para garantir a segurança de clientes e colaboradores para só assim possibilitar o retorno dos estabelecimentos”, afirmou.

Uma comissão com representantes de vários setores foi formada para a elaboração do plano estratégico e estudos de como essas regras serão aplicadas e fiscalizadas em Campo Maior. O município possui três casos do novo coronavírus confirmados e segue sem nenhum óbito registrado.

Da Redação

redaçã[email protected]