Caravana 25 anos
  • Jornal do Piauí será transmitido do Centro Cultural Maria Bonita

    O Jornal do Piauí da tarde desta segunda-feira (18) será transmitido ao vivo da cidade de Floriano (distante 244 km de Teresina). O jornalista Amadeu Campos apresentará o programa do Centro Cultural Usina Elétrica Maria Bonita.
     

    Fotos: Thiago Amaral/Cidadeverde.com

    O prédio começou a ser construído a partir de uma determinação do Intendente Antônio Luiz de Arêa Leão, para que fosse instalada a energia elétrica em Floriano. Uma das curiosidades sobre a obra é que no início de seu funcionamento, era iluminado ainda a querosene.

     
    Em 24 de janeiro de 1924, dia da promulgação da primeira Constituinte da República, a Usina Electrica foi inaugurada no município, sob a benção do padre Acelino Portela. O evento foi comemorado inclusive com um grande baile para a população.

     
    Na fachada do prédio foi colocado um grande relógio inglês, de duas faces, que funcionou até os anos 50.


     
    O primeiro motor recebido para a geração de energia elétrica na cidade foi batizado com o nome de Lampião. Logo depois, foi trazido outro de Parnaíba, que recebeu foi batizado de Maria Bonita, daí o nome dado ao prédio: Usina Maria Bonita. A obra foi restaurada durante o governo de Hugo Napoleão e virou o Centro Cultural Maria Bonita.




    Jordana Cury (Especial para o Cidadeverde.com, direto de Floriano)
    redacao@cidadeverde.com

    Em 18/04/11, 11:48
busca
recentes
| © CidadeVerde.com 2019 | Todos do Direitos Reservados - Site by Masvio |